A Prefeitura de Belém vacinou no último final de semana, grávidas, puérperas, pessoas com comorbidades e, no domingo (16), profissionais de saúde com a vacina da Pfizer. Essa vacina possui algumas especificidades: além de precisar ser armazenada entre -25º e -15ºC, ela também tem uma validade curta, de 5 dias. Por isso, no sábado a noite e no começo da tarde de domingo, ao perceber o fluxo da vacinação, os profissionais de saúde foram convocados, evitando assim que algumas doses estragassem.
A vacinação dos profissionais de saúde (biomedicina, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, radiologia e serviço social, além de biologia e da educação física) está prevista no Plano Nacional de Imunização, embora num primeiro momento, somente os profissionais da linha de frente no enfrentamento à covid-19 tenham sido imunizados.
Belém aplica quase meio milhão de vacinas contra a Covid-19
A capital paraense está próxima de alcançar a marca de meio milhão de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na população. Até o 13 de maio, sem as atualização dos últimos dias, o número atinge mais de 462 mil doses aplicadas, sendo 272 mil na 1ª dose e 190 mil na 2ª dose. O ritmo de vacinação segue acelerado na cidade e deve ser retomada nessa semana, seguindo os grupos prioritários.