A reunião preparatória da plenária do Tá Selado dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação foi realizada na Unidade Coordenadora do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – UCP/Promaben, na noite desta segunda-feira, 7. O Programa Tá Selado é o fórum permanente de participação cidadã da Prefeitura de Belém.
As lideranças populares que participaram do evento iniciaram o processo de debate sobre as necessidades mais urgentes dos moradores desses bairros que serão debatidas na plenária, marcada para às 19h desta sexta-feira, dia 11 de junho.
Para os integrantes da Coordenação do Tá Selado, Benedito Costa, Bené do Jurunas, e Marcos Roberto dos Santos Silva, Marquinho, a reunião preparatória foi um sucesso total, com a presença de 100 lideranças dos três bairros que demonstraram que estão mobilizados.
Segundo Benedito Costa, são todas lideranças testadas na luta do dia a dia, comprometidas com a melhoria de seus bairros, de sua cidade. “Com certeza a nossa plenária do dia 11 será um êxito total”, avalia.
Marquinho Silva, um dos coordenadores do Tá Selado, também acredita no sucesso da plenária ”porque aqui estiveram lideranças muito ativas, muito representativas, que têm muito contato com as comunidades e com certeza vão fazer uma grande mobilização”.
Para a coordenadora adjunta do Promaben, Victória Veras, foi uma oportunidade de estreitar as relações e de ouvir a comunidade. “Essa prévia da plenária foi de grande valia porque ela nos coloca como ouvinte nesse momento para ouvir o que a comunidade tem a nos dizer e também para demonstrar nossas ações para a comunidade. As portas do Promaben sempre vão estar abertas para a comunidade”, afirmou.
A expectativa das lideranças de participação das comunidades nas decisões sobre os rumos da cidade é muito grande, depois de 16 anos sem ter a chance de opiniar, de indiferença do poder público.
O sociólogo Domingos Conceição, do bairro do Jurunas, afirma que o Tá Selado é “fundamental porque nós voltamos a discutir as questões dos nossos bairros. Nós estamos aqui para levantar dados para o Planejamento Plurianual (PPA) da cidade de Belém, ou seja, discutir o investimento que o governo municipal fará na cidade”.
“Eu fico preocupada qual é a demanda nossa que a gente vai levar pra essas discussões todas”, afirmou Fafá Cardoso, do bairro da Condor, sobre a baixa presença do público LGBT na reunião.
“A gente tem esperança que o Tá Selado volte a ser a voz da população que a gente há muito tempo está sofrendo, carente de infraestrutura e participação popular, que é a marca desse novo governo”, comemorou Nádia Silva, do bairro do Jurunas.
Plenária – A expectativa é de que mais de mil pessoas participem da plenária do Tá Selado nos bairros da Condor, Jurunas e Cremação. Os interessados poderão participar de onde estiver, de casa, do trabalho e até da rua pelo celular. Para participar basta acessar o link da plenária, que será divulgado com antecedência, ou acessar a plataforma digital do Tá Selado (decide.belem.pa.gov.br).
Quem não tiver acesso à internet poderá ir até um dos pontos de transmissão presencial que serão instalados nos três bairros, onde haverá álcool em gel e será mantido o distanciamento social para que as pessoas possam participar da forma mais segura possível. Os locais onde funcionarão os pontos serão divulgados previamente.
Os delegados eleitos na plenária de sexta-feira, 11, irão em seguida fazer a defesa das propostas dos seus bairros na plenária do Distrito Administrativo do Guamá e na plenária da cidade que debaterá e aprovará as propostas que serão encaminhadas para serem incluídas no planejamento da gestão municipal.
Texto/Imagem: Agência Belém