Prefeitura de Belém e Hospital Barros Barreto planejam cooperação para a saúde

Reunião entre a prefeitura de Belém e a UFPA define novas parcerias entre as instituições.

Um projeto de produção de medicamentos a partir de plantas medicinais para distribuição na rede municipal de saúde, e a futura implantação da Unidade Básica de Saúde ribeirinha dentro da Universidade Federal do Pará estão entre as novas parcerias previstas entre a prefeitura de Belém e a UFPA. O assunto esteve na pauta da reunião entre prefeito Edmilson Rodrigues, o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e a superintendência do Hospital Barros Barreto, realizada nesta terça-feira, 8. 

Durante a reunião o prefeito Edmilson Rodrigues e o secretário de Saúde,Maurício Bezerra, puderam conhecer melhor os serviços que a Universidade presta à Prefeitura de Belém através do complexo Hospitalar Barros Barreto e Hospital Bettina Ferro de Souza. A superintendente do complexo hospitalar da UFPA, Regina Feio Barroso, o reitor e o vice-reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho e Gilmar Pereira da Silva, colocaram o complexo dos hospitais à disposição da prefeitura para novas parcerias na prestação de serviços e também apresentaram ao prefeito as frentes de atendimento do hospital Barros Barreto, que recebe recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), e é referência no tratamento de doenças pulmonares.

“Discutimos a questão, por exemplo, da retaguarda que podemos utilizar aqui no atendimento pós-Covid, para reabilitação respiratória dos pacientes que tiveram a doença. O Barros Barreto é o hospital referência, é um serviço que tem a maior capacidade e complexidade nessa área de atendimento”, disse o secretário Maurício Bezerra. 

Para melhoria no atendimento a diretoria da unidade hospitalar informou à prefeitura as principais necessidades do hospital e solicitou auxílio na questão da iluminação e terraplanagem da área externa, tendo em vista a acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência. 

“A vinda do prefeito foi para mostrar os serviços que nós ofertamos, que são serviços exclusivos da prefeitura, e solicitar um auxílio para que ele, através de um convênio, veja de que maneira pode nos ajudar, principalmente na parte da manutenção do hospital, manutenção que o nosso orçamento não cobre. São algumas coisas que o hospital precisa fazer para fique mais acessível”, explicou Regina Feio Barroso.

Diante das demandas apresentadas pela superintendência da unidade hospitalar, o prefeito de Belém se reunirá com as secretarias das áreas envolvidas para analisar como efetivar a colaboração.

Para o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, a reunião fortalece o diálogo entre as instituições no sentido de discutir meios pelos quais a prefeitura de Belém possa auxiliar na manutenção do hospital.  

“Há na administração municipal um total reconhecimento da importância do hospital para a população de Belém. E mais do que isso, há interesse da administração municipal de melhorar esse atendimento. Então nós podemos atuar conjugando esforços de modo que resultará em serviços melhores para as pessoas que necessitam do sistema público de saúde”, ressaltou Tourinho.

Ao final da reunião o titular da Sesma informou que nesta quarta-feira, 09, haverá reunião entre os técnicos da Secretaria e a UFPA para discutir um projeto de ampliação das parcerias e posteriormente apresentar ao prefeito de Belém e ao reitor da universidade para assim efetivar essas parcerias.

Fonte/Imagem: Agência Belém

Deixe uma resposta