Trapiche de Icoaraci é liberado para o embarque e desembarque de passageiros

Técnicos da Seurb trabalharam dia e noite, para concluir a reforma emergencial do trapiche. Foto: Agência Belém

Foi liberado às 16 horas desta quinta-feira,1, o embarque e desembarque de passageiros no Trapiche de Icoaraci. Técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) trabalharam dia e noite para concluir a reforma emergencial do trapiche que afundou, sem vítimas, na manhã desta quarta-feira, 30.

De acordo com o Diretor do Departamento de Obras Civis da Seurb, Edilberto Abreu, o flutuante foi redimensionado e acoplado a uma rampa maior e mais confortável, junto com um novo guarda-corpo e defensores, para garantir mais conforto e segurança aos moradores, veranistas e turistas da ilha de Cotijuba.

“Esse serviço emergencial vai garantir o bom uso, até que seja finalizado o processo licitatório, para a construção do novo trapiche de Icoaraci, o que deve ocorrer no segundo semestre”, afirmou Abreu.

Histórico

Na gestão anterior foi iniciada a reforma e implantação do novo flutuante do trapiche de Icoaraci, mas a obra aconteceu em partes. Foi revitalizada a passarela, novo piso, guarda corpos, escadas, quiosques e pintura. O flutuante não foi trocado e foi realizada uma pequena reforma corretiva até que chegasse o novo.

A empresa foi notificada pela primeira vez pela Seurb para apresentar o cronograma executivo com prazo de entrega do novo mobiliário para o trapiche. A empresa não cumpriu o cronograma e foi notificada novamente. 

Em decisão conjunta com a atual gestão foi iniciado o distrato com a empresa da obra, em decorrência do descumprimento de cláusula contratual. Logo em seguida foi  contratado um serviço emergencial.

A atual gestão realizou todos os procedimentos administrativos e burocráticos para tentar resolver a situação sem prejudicar a população. Na madrugada desta quarta-feira, 30, técnicos e operários começaram a trabalhar intensamente para resolver o problema do flutuante e devolver para a população em sua totalidade.

Operação Verão da Gente em Icoaraci

A orla de Icoaraci está recebendo manutenção em todas as suas luminárias, refletores e substituição de braços em virtude da oxidação e risco de queda. 

O trapiche, o Mercado Municipal e a Praça Matriz também receberam manutenção em toda a sua iluminação para garantir mais segurança para os moradores e turistas do distrito.

“A ampliação e modernização do parque de iluminação de Belém e seus distritos estão entre os compromissos da atual gestão. Levar iluminação pública para todos é um dos nossos principais objetivos”, afirma o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Félix Negrão.

A orla está passando por reformas estruturais, sendo que já está com 90% dos serviços concluídos. A obra teve um custo total de R$ 1.400.709,00. “A previsão de entrega é no final do mês de agosto. Estamos fiscalizando diariamente essa obra, para garantir a sua qualidade, informa o fiscal de Obras da Seurb, Marco Bessa.

Como parte da ação Verão da Gente, a Organização Pública de Belém (OPB) realizará a operação Belém Organizada no distrito de Icoaraci. O objetivo da ação é fiscalizar e orientar os veranistas e comerciantes de bares e restaurantes a cumprirem os protocolos sanitários específicos neste período.

O secretário de Urbanismo, Deivison Alves, destaca a participação do órgão na operação Verão da Gente. “Queremos promover um verão com muita alegria e responsabilidade, cumprindo o que estabelece o decreto estadual de prevenção ao coronavírus. Estamos trabalhando em toda a iluminação do distrito. A Organização Pública também irá realizar um trabalho de conscientização dos moradores e turistas para evitar o aumento da contaminação da Covid-19, além da reforma estrutural da orla que nossos técnicos estão trabalhando em ritmo acelerado para entregar até o fim de agosto”, assegura.


 Texto: Igor Monteiro / Agência Belém

Deixe uma resposta