UFRA: Comunidade acadêmica não aceita interventora na Reitoria

Intervenção na UFRA: Bolsonaro nomeia segunda colocada da lista tríplice. 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou a professora Herdjania Veras de Lima como reitora da Universidade Federal Rural do Pará (Ufra) para os próximos quatro anos. Ela foi a segunda mais votada na lista tríplice, o que gerou críticas por parte de algumas entidades e parlamentares, que classificaram a nomeação como uma “intervenção” na instituição. A medida autoritária foi assinada no dia 12 de julho, contrariando a decisão da comunidade acadêmica que elegeu a professora Janae Gonçalves.

Pelas redes sociais, a deputada estadual Marinor Brito (PSOL) fez, nesta terça-feira (13), uma postagem sobre o assunto. “Golpe na educação. Bolsonaro nomeou uma reitora para a UFRA que sequer ganhou as eleições da comunidade acadêmica, em um flagrante ataque à democracia. Não aceitaremos interventores na educação”. Marinor defende a nomeação da mais votada, Janae Gonçalves Martins. A vereadora Bia Caminha (PT) também fez uma postagem em seu Instagram. “Bolsonaro nomeou uma reitora para a UFRA que sequer ganhou a eleição entre a comunidade acadêmica. Ele gosta de um golpe, né? Não aceitaremos interventores na UFRA. Tira as mãos da UFRA, Bolsonaro. Reitora Janae eleita é reitora empossada”.

NOTA CONJUNTA DOS CENTROS ACADÊMICOS UNIDOS

Os Centros Acadêmicos da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) vêm a público expressar a total indignação ao GOLPE ocorrido no último dia 12 de Julho de 2021 contra a reitoria da UFRA.

No dia 07 de Abril de 2021 a professora JANAE GONÇALVES foi eleita reitora da instituição com maioria dos votos (2211) dos técnicos, professores e estudantes.

No entando, no dia 12 de Julho de 2021 Bolsonaro nomeou HERDJANIA LIMA, 2ª colocada na eleição (1580 votos) para o cargo de reitora da universidade simplesmente por maior alinhamento político e ideológico.

A COMUNIDADE ACADÊMICA NÃO ACEITARÁ INTERVENTORA NA CADEIRA DA REITORIA!

Exigimos respeito ao processo democrático de escolha da reitora JANAE GONÇALVES.

Com informações de O Liberal

Deixe uma resposta