Edmilson inaugura UBS de Cotijuba e garante nova iluminação e pavimentação de avenida

Após a restauração e edificação da UBS, o local passa a contar com consultórios odontológico e especializado, sala de curativo e novo gerador de energia elétrica.

Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) esteve na ilha de Cotijuba, em Belém, para participar da entrega de uma série de obras realizadas por meio das secretarias municipais de Saneamento, Urbanismo e Saúde. Entre os trabalhos concluídos na gestão do município, está a reforma completa da Unidade Básica de Saúde (UBS) local. Durante a visita à ilha, além conversar com alguns moradores e turistas, o prefeito acompanhou o andamento das obras que estão da avenida Magalhães Barata.

A avenida passa por um trabalho de recuperação e revitalização pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Na via principal de Cotijuba, foram colocados 700 metros de bloquetes (paralelepípedo), restando entre 300m e 400m para ser finalizada a obra. Agora, são aproximadamente oito quilômetros de recuperação viária.

Ao longo da caminhada pela Ilha, o prefeito e representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) anunciaram que as comunidades locais e visitantes passarão a contar com um sistema de iluminação pública modernizado. Com as mudanças feitas pelo município, Cotijuba recebeu 400 pontos de iluminação em LED. A gestão municipal informou que ainda tem como meta implantar 800 novos pontos de iluminação de LED na comunidade.

Momentos antes de entregar, de forma oficial, a reforma da Unidade Básica de Saúde da ilha de Cotijuba, Edmilson conversou com médicos, profissionais da enfermagem e alguns pacientes que aguardavam atendimento. Após a restauração e edificação da UBS, o local passou a contar com consultórios odontológico e especializado, sala de curativo e novo gerador de energia elétrica.

A casa de saúde estava há dez anos sem o equipamento.“Já pensou se alguém precisasse ser atendido e de repente houvesse um queda de energia elétrica na linha, as pessoas iriam ter que ficar com uma ferida aberta até que tudo fosse restabelecido? Ficamos satisfeitos não só por colocar um gerador, mas também por proporcionarmos essas melhorias como um todo a Cotijuba, isso é investimento em vida”, disse o prefeito. Rita Marley, líder comunitária, reside há 13 anos em Cotijuba.

Ela conta que os apagões são constantes na ilha, principalmente, em época de veraneio por causa do grande número de turistas e diz que as reformas foram vistas com bons olhos pelos moradores. ”Essas mudanças são muito importantes, pois aqui existem bastante pessoas que necessitam de iluminação, sou empreendedora na praia do Vai Quem Quer e sei muito bem o quanto tudo isso será importante para gente”, contou a moradora.

Mauricio Bezerra, secretário de Saúde (Sesma), afirmou que a pasta sempre está de acordo com as orientações da Prefeitura. “O prefeito sempre teve uma preocupação muito grande desde o início da minha participação no governo municipal com a questão das comunidades ribeirinhas, das pessoas que possuem dificuldades com deslocamento, é por isso, então que estamos reformando várias unidades de saúde como esta”, finalizou.

Com informações de O Liberal

Deixe uma resposta