
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (5), o projeto de lei apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro que abre caminho para a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios. A pressão de Bolsonaro em prol da privatização foi tão grande que o ministro das Comunicações, Fábio Faria, usou ilegalmente a cadeia nacional de rádio e televisão para defendê-la.
A proposta, relatada pelo deputado Gil Cutrim (REP-MA), foi aprovada com 286 votos favoráveis, 173 contrários e 2 abstenções. Apenas PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, Rede orientaram voto contra a proposta. Podemos e PV liberaram suas bancadas.
Presente em todos os 5.570 municípios, é a empresa pública mais antiga do Brasil, fundada há 358 anos. Atualmente, além do transporte de cartas e encomendas com as menores tarifas do mercado, fornece inúmeros serviços à população, como pagamentos, serviços bancários e emissão de documentos.
Deputados paraenses protestaram contra a decisão:
“São 98 mil funcionários que estarão sem seus empregos. O país mais uma vez perde um dos seus mais antigos patrimônios. Quem votou a favor da privatização não pode dizer que luta pelo Brasil!”, protestou o deputado estadual, Bordalo (PT-PA).
“A privatização dos Correios é o entreguismo de um serviço essencial, que atende a população de todo o Brasil. Bolsonaro não descansará até destruir todo o país. Derrota imensurável para o país. Os correios, empresa histórica e fundamental, garante preços baixos e atende em todo o território nacional, tiveram sua privatização aprovada hoje pela Câmara”, afirmou a deputada estadual, Marinor Brito (PSOL-PA)
“Acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados a PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS. Um projeto inconstitucional, imoral e criminoso! Nós do PSOL votamos NÃO e seguiremos lutando contra o sucateamento do Brasil e dos serviços públicos do país”, disse a deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA).
Confira aqui como votou cada parlamentar do Pará (votação da subemenda substitutiva do relator).
NÃO
Airton Faleiro (PT-PA) -votou Não
Beto Faro (PT-PA) -votou Não
Elcione Barbalho (MDB-PA) -votou Não
Cássio Andrade (PSB-PA) -votou Não
Vivi Reis (PSOL-PA) -votou Não
SIM
Celso Sabino (PSDB-PA) -votou Sim
Cristiano Vale (PL-PA) -votou Sim
Deleg. Éder Mauro (PSD-PA) -votou Sim
Eduardo Costa (PTB-PA) -votou Sim
Joaquim Passarinho (PSD-PA) -votou Sim
Júnior Ferrari (PSD-PA) -votou Sim
Nilson Pinto (PSDB-PA) -votou Sim
Olival Marques (DEM-PA) -votou Sim
Paulo Bengtson (PTB-PA) -votou Sim
Vavá Martins (Republican-PA) -votou Sim
AUSENTES
José Priante (MDB-PA) Ausente
Hélio Leite (DEM-PA) Ausente