A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), está mobilizando os alunos do terceiro ano do ensino médio a participarem do certame do Programa Forma Pará, que está sendo desenvolvido no distrito.
O programa é realizado em sistema de parceria entre as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), de Administração Municipal (Semad) e instituições públicas de ensino superior como a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Pará (UFPA).
A nova grade de cursos inclui Gastronomia e Enfermagem com 50 vagas ofertadas, cada um. O vestibular especial será conduzido pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa (Fadesp), até antes do final do ano com início das aulas em 2022. A visita aos estudantes ocorreu na manhã e tarde desta sexta-feira, 3.
Estudantes de Mosqueiro podem cursar graduação na ilha
Os estudantes Klinger Valente e Ana Clara dos Santos, ambos com 17 anos e alunos da escola Padre Eduardo, no bairro do Aeroporto, gostaram da ideia.
A escola funciona em tempo integral e, segundo a diretora Glaucia Baía, tem excelente notas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que são usadas como critérios de acesso ao nível superior de ensino. “Estamos muitos felizes com essa notícia, tenho certeza que nossos alunos vão alcançar bons resultados”, afirma. Ao todo, 94 alunos cursam o terceiro ano da escola Padre Eduardo.
No bairro de Carananduba, um dos mais populosos de Mosqueiro, a comitiva da mobilização, visitou a escola Abelardo Conduru, sendo recepcionada pelo diretor Daniel Mesquita. A escola tem cem estudantes no terceiro ano do ensino médio. No local, a agente distrital Vanessa Egla, apresentou as vantagens do Programa Forma Pará e incentivou os alunos a participarem do certame.
“A Agência Distrital está à disposição de vocês para elucidar dúvidas e realizar as inscrições, casos vocês não tenham condições de acessar a internet, além disso, a Prefeitura de Belém vai ofertar vagas em cursinhos populares para que vocês tenham condições de fazer uma boa prova e conquistar a vaga no curso desejado”, dinformou a agente.
Parceria entre estado, município e instituições de ensino superior
O Programa Forma Pará, do Governo do Estado, está sendo ofertado para Mosqueiro dentro da parceria com a Prefeitura de Belém. Na primeira visita técnica à ilha, ocorrida na semana passada, a secretária de Administração, Jurandir Novaes, disse que as ações serão agregadas ao Programa Municipal de Formação destinado à qualificação permanente de servidores, através da Universidade Livre da Amazônia.
“Essa é uma parceria da gestão municipal com o governo estadual e com as instituições de ensino superior, por meio do Programa Forma Pará, criado para reduzir o déficit de acesso à formação superior, principalmente entre os jovens, e tem como objetivo mobilizar esforços para aumentar o número de cursos ofertados pelas universidades”, disse à época a titular da Semad.
Cursos são ofertados com base no potencial da ilha
No âmbito da parceria já estão funcionando em Mosqueiro os cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em Turismo, capitaneado pela UFPA; e de Ciência da Computação, pela Ufra. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) será a caçula do Programa ofertando 50 vagas para o curso de Gastronomia e outras 50 para o curso de Enfermagem, em Mosqueiro.
Segundo o professor Vanderson Dantas, coordenador do curso, a gastronomia é tendência de mercado, sendo um dos cursos mais caros e procurados nas instituições particulares de ensino superior com mensalidades acima de mil reais.
A escolha da gastronomia para Mosqueiro está relacionada ao potencial turístico da região e alto grau de empregabilidade em segmentos de restaurantes, bares, hotéis e hospitais. “A ideia é trazer pra Mosqueiro o que há de melhor no mercado da educação gastronômica e formar uma mão de obra qualificada na própria casa”, explicou.
Seleção – A seleção para as novas turmas de Licenciatura em História e Bacharelado em Turismo, além de Gastronomia e Enfermagem deve ocorrer entre os meses de outubro e novembro de 2021, com início das aulas em 2022.
De acordo com Eduardo Miranda, coordenador adjunto do programa da Sectet, a Fadesp será a realizadora do certame. “Estamos na fase final das tratativas e o edital de seleção deverá sair em outubro ou novembro, com início das aulas em 2022”, explicou.
“Trata-se ainda de uma visão de Governo, que por meio da educação, quer ampliar as atividades de turismo em Mosqueiro, “completou Darlene Nevoa, técnica da UFPA.
Qualquer pessoa com ensino médio completo poderá se habilitar ao certame. O conteúdo das provas será do ensino médio e o sistema de cotas raciais e para comunidades tradicionais serão respeitados. No caso de Mosqueiro, os estudantes da ilha têm 10% do total de vagas.
“É uma chance única para que os estudantes de Mosqueiro tenham formação superior pública de qualidade aqui mesmo, sem precisar se deslocar para Belém e economizando bastante com mensalidades e alimentação”, destacou o coordenador.
Cursinhos – Para dar mais segurança aos estudantes, a Prefeitura de Belém está organizando turmas especiais em cursinhos populares. Um dos mais tradicionais é o Cursinho Popular Mosqueiro localizado na praça da matriz.
Segundo o coordenador, professor Leirson Azevedo, o projeto foi criado em 2014 para atender estudantes pobres da área periférica da ilha e tem alcançado êxito com aprovação de mais cem alunos.
Para o professor, a presença nas universidades na ilha vai ajudar bastante porque muitos alunos abandonam o curso em Belém por falta de recursos. Atualmente, 92 estudantes estão frequentando as aulas e se preparando para o Enem 2021 e agora para o vestibular do programa Forma Pará.