Apesar de indicadores positivos, a guerra contra a covd-19 ainda não foi vencida, alerta Boletim da Prefeitura de Belém

Os últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Belém registram evidentes melhorias nos indicadores da pandemia da COVID-19, chegando a zerar a ocupação de leitos e sem registrar mortes nos últimos 7 dias. Esses números demonstram um saldo vitorioso da campanha de vacinação no município.

No entanto, a Prefeitura de Belém alerta, através de nota informativa 044/2021 divulgada pela Secretaria de Saúde, que a capital continua registrando novos casos, e ainda não descarta o surgimento de novas variantes e uma possível nova onda de disseminação da COVID-19, já que todas as variantes de preocupação (VOC) descritas pela OMS no mundo, já foram identificadas e oficialmente notificadas no Brasil.

Sendo assim, um eventual aumento de pessoas infectadas exigirá medidas urgentes relacionadas à disponibilização de leitos, medicamentos e contratação de profissionais da saúde para tratamento da população.

Neste sentido, a manutenção das estruturas logísticas, de alimentação, suprimento de insumos e pessoal técnico qualificado para a campanha de vacinação contra a COVID-19, que conta com cerca de 1200 voluntários será mantida por tempo indeterminado, já que Belém ainda não alcançou a cobertura necessária de 85% ou mais da população para redução considerável da doença.

O Boletim destaca que “Diante do iminente risco do aumento do número de casos e internações pela possível transmissão comunitária de uma nova variante, nos parece importante a manutenção do estado de calamidade atualmente vigente no município de Belém.”

Deixe uma resposta