Belém saindo da lama: Prefeitura entrega rua Samaumeira completamente revitalizada

O antes e o depois da rua Samaumeira, na Terra Firme

“Já chega de tanto esperar, já chega de tanto sofrer. A luta vai ser de ativismo na lei ou na marra nós vamos ganhar”. Com esse trecho da música “O Canto do Lavrador”, de Benedito Monteiro, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, definiu a luta dos moradores da Rua Samaumeira, no bairro da Terra Firme. Neste sábado, 11, eles recebera a via totalmente recuperada pela Prefeitura de Belém.

A Rua Samaumeira surgiu de uma ocupação ocorrida há mais de 30 anos, às margens da hoje conhecida avenida Perimetral. Atualmente, já regularizada, a via, que sempre sofreu com problemas de pavimentação, saneamento básico e iluminação pública, passa a viver uma outra realidade.“Há um tempo atrás nós estávamos pisando na lama e agora vendo essa nova situação, da gente pisando no asfalto, é algo que me deixa extremamente emocionado e satisfeito”, enfatizou o morador da Rua Samaumeira, o vigilante Jeferson Salazar. Esse mesmo sentimento de Jeferson era partilhado entre outros moradores, que testemunharam o ato de entrega das obras.

Na Samaumeira, a Prefeitura de Belém entregou 461 metros de rede de drenagem profunda e 690 metros de rede auxiliar. Fez, ainda, 633 metros de extensão asfáltica, totalmente pavimentada e sinalizada, o que corresponde a uma área pavimentada de 3.798m2, totalizando assim um volume de 326,4 toneladas de asfalto. Na via, ainda foram construídos 949,50m2 de calçadas e 1.055 metros de meio fio e sarjeta em concreto.

A rua recebeu também sinalização vertical e horizontal, além da construção de lombadas. A iluminação pública foi outro serviço realizado na via pela prefeitura, com a troca de lâmpadas queimadas ou danificadas, substituição de luminárias antigas por mais modernas, além da reposição de peças como relés, reatores, capacitores e conectores.

A obra, avaliada em R$ 600 mil, iniciou no dia 14 de junho de 2021 e contou com obras das Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Secretaria de Municipal de Urbanismo (Seurb) e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), sendo essa última a pasta que liderou os trabalhos no local.

Segundo a secretária de Saneamento de Belém, Ivanise Gasparim, o principal desafio para a gestão municipal foi de ampliar o projeto das obras deixado pela antiga administração, porque contemplava apenas metade da rua. Gasparim conta, ainda, que “a gestão vai continuar cuidando da Samaumeira, com a execução da coleta de lixo regular e coleta seletiva, para a rua permanecer bonita e bem cuidada”.

Deixe uma resposta