Belém fica em 1º lugar das capitais da Região Norte, com 21% das promessas cumpridas em apenas um ano de governo.

Um levantamento realizado pelo Portal G1, publicado nesta terça-feira, 04, destaca as promessas assumidas pelos então candidatos das 26 capitais durante a campanha eleitoral de 2020. Os dados mostram que 18% das promessas foram cumpridas parcialmente e 66% ainda não foram cumpridas nas capitais.

No monitoramento, Belém fica em 1o lugar das capitais da Região Norte, com 21% das promessas cumpridas em apenas um ano de governo. No comparativo entre as capitais do Norte e Nordeste, Belém também se destaca em 1o lugar empatando com São Luís, no Maranhão, ambas com 21% das promessas cumpridas. Em nível de Brasil, das 26 capitais avaliadas, Belém fica em 6o lugar. A média geral das cidades é de 15%.

Edmilson Rodrigues, Prefeito de Belém, já cumpriu 5 promessas integralmente e tem 3 em andamento, do total de 24 promessas realizadas durante a campanha. A criação do Conselho dos Negros, Programa Bora Belém, que oferta o auxílio de até R$ 450 para pessoas de baixa renda, além da implantação das feiras móveis e o aumento das vagas na rede municipal de ensino e o programa saúde da mulher estão entre as promessas cumpridas e em execução na capital.

Estão em andamento os postos de saúde básica animal, para que os pets possam ter acesso à medicamentos e outros atendimentos primários; as obras do BRT, integrando-o ao sistema de mobilidade, com linha tronco alimentada por linhas vindas de bairros e integrando transporte fluvial e sistema cicloviário, com implantação do bilhete único.

Além disso está em execução a Assistência Farmacêutica, que possui a Farmácia Viva com medicinas alternativas, incorporando medicamentos fitoterápicos validados e testados no SUS e com amplo domínio popular, o que irá fomentar nas comunidades a utilização e reconhecimento das práticas ancestrais e populares.

Como o levantamento se refere ao primeiro ano dos mandatários, o percentual de promessas cumpridas deve subir nos próximos anos, quando os prefeitos continuarão sendo monitorados pelo projeto. As promessas durante o processo de campanha política foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e gravadas em reportagens, entrevistas e debates.

Confira o levantamento do g1, na íntegra: https://especiais.g1.globo.com/para/2021/as-promessas-de-edmilson/#/1-ano

Deixe uma resposta