Circular chega à 39ª edição unindo arte à conscientização histórica de Belém

Projeto Circular- Neste domingo 3 de abril, o Projeto Circular Campina Cidade Velha realizará sua 39ª edição. diversas programações estarão espalhadas pelo centro histórico de Belém, em mais de 30 espaços abertos à visitação. São galerias, museus, casarões culturais, restaurantes, hostels e muitos outros empreendimentos criativos das diversas áreas da cultura, com programações que vão das 8h às 20h, nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto.

A primeira edição deste ano chega 100% presencial. “Teremos um dia vibrante, com novos parceiros e outros que já estão circulando há 9 anos. A cada nova edição a gente se fortalece de novo e, consequentemente, valoriza o centro histórico da cidade”, diz Adelaide Oliveria, atual coordenadora do projeto.

Desde que iniciou a pandemia, não era realizada uma edição tão robusta. Em 2019, o projeto já contava com 44 espaços cadastrados com sede no centro histórico de Belém, além de seis projetos volantes. Em 2020, vários deles fecharam as portas ou encerraram as atividades e todas as edições do projeto foram digitais. Em 2021, ainda teve ação na virtualidade, mas em agosto, outubro e dezembro as edições foram híbridas e, aos poucos, os espaços foram (re)abrindo com ações presenciais.

Outra boa notícia é a volta de vários espaços ao circuito, como a reabertura da Kamara Kó Galeria, fechada desde inicio de 2020, e o retorno do Coletivo Aparelho, no Mercado do Porto do Sal. O Roteiro Geo-Turístico que realizou inúmeras lives durante as edições digitais, também está de volta e realiza o seu percurso pelo Ver-o-Peso. Há outros, como por exemplo, o Centro Cultural de Justiça Eleitoral, Igapó Ladrilho, Xibé Cultural e o Comitê Arte Pela Vida, entre os que estavam um tanto sumidos do projeto.

Valorização do patrimônio histórico

O Circular Campina Cidade ruma em direção aos seus 10 anos, tempo em que vem chamando atenção para a necessidade de cuidados e preservação do patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, ambiental e humano nos bairros envolvidos e que deram origem à cidade, onde iluminação, limpeza, segurança continuam sendo as principais reivindicações dos moradores e trabalhadoras dessa área junto ao poder público.

Os anos passaram e o Circular se tornou uma grande rede representativa da sociedade civil com ações sócio-culturais no centro histórico de Belém. Não à toa, em 2018, recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2018, do IPHAN, na categoria Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material. Desde que o projeto surgiu, já lançou dois documentários, 8 edições da Revista Circular Digital e três edições do Fórum Circular foram realizadas com debates sobre patrimônio.

Confira a programação completa do 39º Circular em 39ª EDIÇÃO – PROGRAMAÇÃO – POR BAIRRO DOMINGO 3 DE ABRIL DE 2022 | projetocircular

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading