Docentes da UFPA votam pela deflagração de greve no dia 06 de junho

Foto: Priscila Duque

ADUFPA- Na manhã desta segunda-feira, 23, docentes da UFPA ratificaram a adesão à greve e decidiram pela deflagração no dia 06 de junho (segunda). Também definiram a composição do Comando Local de Greve (CLG) e um calendário de reuniões nas unidades para ampliar o debate com as professoras e professores, e com toda comunidade acadêmica.

No âmbito nacional, Adriane Lima, diretora adjunta, representou a ADUFPA na reunião do setor das IFES, realizada na última sexta, 20, e informou na AG de hoje o seguinte quadro: 7 seções sindicais decidiram pela deflagração nesta segunda, 23; 4 seções foram contrárias à greve; 11 ADs não haviam realizado assembleia e 18 seções (incluindo a ADUFPA) estavam com indicativo de greve sem data definida.

O encaminhamento do ANDES-SN é de dar continuidade às mobilizações construídas em unidade com as entidades que compõem o FONASEFE e o FONACATE em torno da Campanha Unificada de 2022 sobre a recomposição salarial de 19,99%, a revogação da Emenda Constitucional 95 e a luta contra a PEC 32.

No próximo dia 31 de maio ocorrerá um Dia Nacional de Luta, em Brasília (BSB), com Marcha do(a)s servidor(a)es até o Ministério da Economia (Bloco P) e Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de articulação do(a)s servidore(a)s da justiça, seguida de Audiência no Auditório Nereu Ramos – Câmara d(a)o Deputado(a)s. Uma delegação com 6 (seis) representantes da ADUFPA, definida na assembleia de hoje, participará do dia 31 de maio em BSB.

Os docentes da UFPA convocarão uma Plenária Unificada com técnicos-administrativos e estudantes, no próximo dia 02 de junho, a partir das 9h, no estacionamento do Vadião. A proposta é de realizar uma atividade político-cultural, no intuito de mobilizar a comunidade em torno das razões e objetivos da greve.

Nesta quarta-feira, 25, 10h, acontece a primeira reunião do Comando Local de Greve (CLG), na sede administrativa da ADUFPA, nos altos do Vadião. Além da diretoria do sindicato, compõem o CLG mais 12 professoras e professores que voluntariamente se manifestaram na Assembleia desta segunda.

Agenda de Reuniões nas unidades (ADUFPA e SINDTIFES):

26/05 – Escola de Aplicação (tarde);

27/05 – ICJ (10h);

27/05 – UFPA-Castanhal (14h);

01/06 – ICED (16H).

Uma resposta para “Docentes da UFPA votam pela deflagração de greve no dia 06 de junho”

  1. Concordo que as categorias busquem seus direitos, mas tem varios estudantes prestes a se formar que já atrasaram a finalização dos cursos em decorrencia da pandemia, muitos dos quais encontram-se desempregados, precisam iniciar sua vida profissional, querem participar dos concursos e não podem devido atrasos nos cursos na UFPA, inclusive a minha filha e toda sua turma. É importante também considerar essa questão, aliada a qualidade do ensino.

Deixe uma resposta