A cantora Layse Rodrigues e o produtor de conteúdo Rafawkes foram os convidados do primeiro episódio que foi ao ar nesta quinta-feira (2)
Ju Abe
A deputada estadual Marinor Brito (PSOL/ PA) estreou ontem um podcast que foi transmitido em formato de vídeo pelas suas redes sociais e canal do Youtube. A proposta do programa é trazer diversos convidados para discutir assuntos de interesse público. Como convidados para a estreia, Marinor recebeu a cantora Layse Rodrigues e o produtor de conteúdo Rafawkes.
Rafawkes tem chamado a atenção na cena cultural local pelo seu trabalho com podcasts de música: “Eu comecei a fazer podcast sobre música porque a música é algo que me impacta muito, especialmente a música produzida aqui”, disse ele durante a conversa.
Já a cantora Layse Rodrigues é artista independente e atua em shows em casas noturnas de Belém. “Aqui no Pará a gente tem uma capacidade criativa imensa pra fazer um milhão de produções (…), mas a gente não tem o investimento pra isso”, disse ela, em tom de lamento pelas dificuldades enfrentadas pelos artistas locais.
Durante a conversa de quase uma hora, a deputada pesolista, que é presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa Paraense, citou alguns trabalhos que têm feito através de seu mandato, em benefício da área.
“Ontem eu tive uma reunião importante com o chefe da Casa Civil e com o presidente da Assembleia. Reuni vários seguimentos artísticos do Fórum Estadual de Cultura pra cobrar do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa a implementação da política que realmente vai ajudar a descentralizar a cultura no Pará e vai valoriza-la, porque a gente propôs a criação de um Fundo de Cultura, de um Plano Estadual de Cultura. (…) O sistema de Cultura com o Fundo abre espaço pra receber emendas parlamentares, pra receber dessas mineradoras todas que têm isenção fiscal pra explorar os nossos recursos, pra receber recurso do exterior. Você (artista) pode ir atrás de recursos pra colocar no Fundo”, disse a deputada, referindo-se à reunião para implementação do Sistema Estadual de Cultura e do Fundo de Cultura acontecida na Alepa, nesta semana.
Ao ouvir de Layse a afirmativa de que a cantora receberia o seu voto nas eleições deste ano, a deputada aproveitou ainda para falar também sobre o pleito: “A gente precisa eleger o Lula no primeiro turno, a gente não pode correr risco, e temos que criar um monte de comitês de artistas, de professores (…). A gente precisa, independente dos candidatos que a gente vai escolher pra deputado, pra governador, pra senador, fortalecer o que é principal pra nós, que é virar essa página da vida política do país”, disse a parlamentar.
Assista o vídeo com a íntegra do Podcast.