Comitê Internacional do X Fórum Social Pan-Amazônia realiza evento preparatório na Bolívia

Além da Bolívia, o pré-Fospa já foi realizado no Peru e Colômbia e no estado do Amazonas. Os próximos estão previstos para a Guiana Francesa, Amapá e Acre  (fotos:  Agência Belém) 

Em preparação para o X Fórum Social Pan-Amazônia (Fospa), que será realizado em julho deste ano, em Belém, a organização realizou o pré-Fospa, na cidade de Trinidad, na Bolívia, entre os dias 1º e 3 de junho.

O encontro contou com a participação de 168 representantes dos povos da Amazônia boliviana, comunidades indígenas, movimento das mulheres, dos camponeses e outros.

O evento também reuniu profissionais de imprensa e veículos de comunicação para divulgar aos bolivianos e ao mundo o espaço em construção para dialogar, refletir e fortalecer acordos em defesa da Amazônia e dos territórios.

O pré-Fospa na Bolívia debateu temas como resistência dos povos da Amazônia e serviu para divulgar na mídia o X Fórum Pan-Amazônico, que ocorrerá em julho, em Belém

Resistência e autonomia dos povos da Amazônia

Os temas debatidos pelos participantes foram “Como avançar a luta pela autonomia das comunidades indígenas no marco plurinacional boliviano”;  “Conquista de direitos dos jovens, mulheres e camponeses”; e “Maneiras de como os povos podem defender a floresta, produzir e viver em harmonia com a natureza”.

O titular da Coordenadoria de Relações Internacionais (Corint) da Prefeitura de Belém, Luiz Arnaldo Campos, que também é membro do Comitê Internacional da organização do Fospa, participou do evento. “Foi um dia forte, poderoso, empoderador”, resume.

O pré-Fospa, realizado na praça principal José Ballivián, em Trinidad, contou com representantes do Comitê Internacional do Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), lideranças jovens, líderes de várias organizações indígenas e camponesas do norte e sul da Amazônia, Chaco, Pantanal, Chiquitanía e outros integrantes da sociedade civil boliviana.

Preparação – Segundo Luiz Arnaldo, além da Bolívia, já foram realizados pré-fóruns na Colômbia e no Peru. Nas próximas semanas, será realizado na Guiana Francesa. No Brasil, o evento preparatório ao Fospa 2022 já passou pelo Amazonas e há planejamento para o Amapá e Acre.

“Se somarmos com os pré-fóruns realizados, nós vemos que realmente o X Fospa está construindo um caminho que converge e chega até Belém. No pré-Fospa da Bolívia nós apresentamos Belém como essa cidade da resistência, da capital de uma Amazônia que luta e trabalha pra defender a nossa floresta, defender nossos povos e defender nossa maneira de viver”, explica Arnaldo.

O X Fospa será realizado no Campus da Universidade Federal do Pará, no bairro do Guamá, em Belém, no período de 28 a 31 de julho deste ano de 2022.

 

Texto: Joyce Assunção, via Agência Belém 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading