Foto: Carol Suntana/Twitter/Reprodução
Brasil de Fato- Centenas de indígenas protestaram contra o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, na tarde desta segunda-feira (13). O ato ocorre em Atalaia do Norte (AM), município próximo à Terra Indígena do Vale do Javari.
Representantes de diversos povos estiveram presentes com cartazes, flechas e faixas. Os indígenas percorreram as principais vias da cidade e, ao final da manifestação, se reuniram em uma praça para discursos.
“Nós pedimos que a Justiça tome providencia para encontrar o mandante para poder pagar pelo crime que ele cometeu contra Bruno Pereira e Dom Phillips”, disse o vice-coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Thoda Kanamari, ao Brasil de Fato.
“Nós queremos Justiça por Bruno e Phillips, e que o governo nos ajude a proteger nossos territórios. Eles não cumprem seu papel, principalmente a Funai e o presidente atual da Funai nesse governo do Bolsonaro”, declarou Delcimar Tamakuri, presidente da Associação dos Kanamari do Vale do Javari (Akavaja).
“Precisamos que eles façam a fiscalização, com Forças Armadas, Polícia Federal e Ibama e Exército. Queremos que encontrem nossos amigos mais rápido possível”, completou.
“Essa mobilização é por justiça. A manifestação mostra que queremos mais rapidez nesta buscas”, afirmou Tamakuri Kanamari, presidente da Associação Kanamari.
Hundreds of indigenous citizens marching through Atalaia do Norte now to demand justice for Bruno and Dom pic.twitter.com/62lx3aG0zT
— Tom Phillips (@tomphillipsin) June 13, 2022
Manifestação dos nossos amigos do Vale do Javari em Atalaia do Norte. Onde estão Bruno e Dom? pic.twitter.com/Ol0Om7onYv
— Beatriz Matos (@irekaron) June 13, 2022
A esposa de Dom Phillips, disse ao jornalista da Globo André Trigueiro na manhã desta segunda feira, que os corpos dos dois tinham sido encontrados, e que a informação fora confirmada pela embaixada britânica. A Polícia Federal, no entanto, negou a informação.