O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), se manifestou sobre o desaparecimento do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Uma informação partida da esposa de Dom teria atestado que os corpos de ambos foram encontrados no Vale do Javari, entretanto, a informação ainda não foi confirmada pela Polícia Federal (PF).
“A Amazônia mais uma vez manchada de sangue. Esse é o Brasil exposto ao mundo. Contra a impunidade e a violência que se apodera do nosso território, exigimos Justiça para as mortes de Bruno Araújo e Dom Phillips. Minha solidariedade a seus familiares e amigos”, publicou o prefeito em suas redes sociais. Logo após, ele critica as informações “desencontradas de órgãos do próprio governo brasileiro”. “O mundo cobra do Brasil esclarecimento sobre o desaparecimento de Bruno Araújo e Dom Phillips”, disse ele.
A Amazônia mais uma vez manchada de sangue. Esse é o Brasil exposto ao mundo. Contra a impunidade e a violência que se apodera do nosso território, exigimos Justiça para as mortes de Bruno Araújo e Dom Phillips. Minha solidariedade a seus familiares e amigos.
— Edmilson Rodrigues (@EdmilsonPSOL) June 13, 2022
Informações desencontradas de órgãos do próprio governo brasileiro causam apreensão e sofrimento às famílias. O mundo cobra do Brasil esclarecimentos sobre o desaparecimento de Bruno Araújo e Dom Philips. #CadeBrunoeDom
— Edmilson Rodrigues (@EdmilsonPSOL) June 13, 2022
Bruno Pereira e Dom Phillips estão desaparecidos desde o último domingo (5), e familiares do inglês informaram que foram avisados por autoridades que os corpos teriam sido encontrados. Entretanto, a Polícia Federal do Amazonas divulgou uma nota afirmando que “não procedem” as informações sobre a descoberta dos corpos dos dois, divulgadas na manhã desta segunda-feira (13). Segundo o órgão, foram encontrados “materiais biológicos que estão sendo periciados”, além de pertences pessoais dos dois.