Moradores, comerciantes e veranistas recebem orientação ambiental em Outeiro

Fotos, Agência Belém.

O cuidado com o meio ambiente, a utilização racional dos recursos naturais e a destinação correta dos resíduos sólidos foram alguns dos temas abordados pela equipe da Agência Reguladora de Belém (Arbel) na ação realizada nesta quarta-feira, 27, em Outeiro.

A equipe da Arbel orientou barraqueiros e veranistas nas praias do Amor, Grande e Belo Paraíso. Moradores locais também receberam panfletos com orientação ambiental.

A coordenadora de Educação Ambiental da Arbel, Elenilce Freitas, explicou que Outeiro foi o último distrito a receber a ação denominada “Arbel Verão se faz com regulação”.

“Mosqueiro e Icoaraci foram os primeiros distritos visitados por nossa equipe, que hoje veio a Outeiro trazer informações importantes sobre educação ambiental e os cuidados para a destinação correta do lixo, que todos nós produzimos. Nas praias ainda vemos muito lixo descartado de forma inadequada, e isso precisa mudar”, ressaltou.

Muitos barraqueiros das praias de Outeiro foram orientados a destinar corretamente material que pode ser reciclado ou reaproveitado

Mudança de comportamento

Com apenas 12 anos de idade, o estudante Gabriel Moraes se preocupa com a natureza e espera uma mudança de comportamento das pessoas em favor do meio ambiente.

“Tem gente que pensa que a praia é uma grande lixeira e deixa o lixo todo espalhado. Se as pessoas não tiverem mais responsabilidade vai piorar muito o nosso futuro”, alertou.

A coordenadora da Cooperativa de Catadores da Ilha de Caratateua, Rosalina do Rosário, acredita que a ação realizada pela Arbel vai contribuir para melhorar a consciência ambiental dos moradores e comerciantes da ilha.

“Já desenvolvemos um trabalho de coleta de recicláveis em comércios de Outeiro há mais de 15 anos. E a cada dia nos deparamos com pessoas que ainda não fazem a destinação correta dos produtos que podem ser reciclados e reaproveitados.  Por isso, esse tipo de ação da Arbel é fundamental para que mais pessoas comecem a ter essa mudança de comportamento”, argumentou.

Preservação – A presidente da Associação de Comerciantes e Barraqueiros de Outeiro (Ascambo), Elizangela Santos, destacou a importância de levar informações sobre resíduos sólidos para os barraqueiros da ilha.

“Uma praia limpa e bem cuidada é fundamental para o nosso desenvolvimento e para a nossa atividade comercial.  O turista sempre volta quando ele se sente acolhido em um ambiente preservado”, garantiu.

O foco da ação busca locais com grande fluxo de pessoas, orientando e dando as informações necessárias para que as pessoas tenham um melhor cuidado com os resíduos gerados e as formas adequadas de destinação.

A ação denominada ‘’Arbel Verão se faz com regulação’, faz parte da programação oficial da Prefeitura de Belém: Verão da Gente 2022.

Texto: Lauro Lima, via Agência Belém. 

Deixe uma resposta