“Eu sei que como mulher branca, minha fala será validada”, diz Ewbank após episódio de racismo

Reprodução Fantástico

A família dos atores Bruno Gagliasso e Gio Ebwank, foi mais uma vez vítima de um episódio de racismo. O crime aconteceu na Costa da Caparica, Portugal, neste sábado, 30.

Seus dois filhos foram vítimas de crime de racismo cometido por uma mulher que entrou no restaurante onde a família encontrava-se. As agressões também foram dirigidas à uma família de angolanos presente. Segundo relatos de Gagliasso e Ebwank, a mulher teria entrado no restaurante e gritado coisas como “pretos imundos, voltem pra África, pro Brasil, o lugar de vocês não é aqui em Portugal”.

Em entrevista ao Fantástico transmitida neste domingo, os atores deram detalhes do episódio. Gio disse ser consciente de seus privilégios de mulher branca, e que pretende usa-los na luta contra o racismo. Segundo a atriz e apresentadora, muitas famílias sofrem episódios como estes todos os dias, porém suas vozes em protesto são invalidadas e silenciadas.

“Eu sei que eu como mulher branca, indo lá confronta-la, a minha fala vai ser validada. Eu não vou sair como a louca, a raivosa, como acontece com tantas outras mães, pretas, que são leoas todos os dias, assim como eu fui neste episódio, mas que são invalidadas, são taxadas como loucas”, disse ela.

Bruno então reiterou: “O que será que teria acontecido, se nós fôssemos pretos, eu e minha mulher? “.

Gio questionou ainda: “Será que ela teria sido retirada do restaurante? Será que a polícia iria chegar, iria leva-la? Será que iria ter essa atenção toda se fôssemos pais pretos de crianças pretas?”.

O casal então, então, afirmou que esta luta não deve ser somente dos pretos que sofrem com o racismo, mas sim, de toda a sociedade.

“Eu vou fazer jus ao privilégio branco e vou combater de frente”, disse Gio.

“Essa briga é nossa, nós brancos, pais de crianças pretas, nossos amigos brancos, pais de crianças brancas. Essa luta é de todo mundo”, disse o casal.

Assista ao vídeo onde Gio enfrenta a racista.

 

Deixe uma resposta