Fecant: festival de Altamira pode tornar-se patrimônio cultural imaterial

O Festival Canção da Transamazônica (Fecant), evento idealizado pela cantora Joelma Klaudia que acontece na cidade de Altamira, Sudoeste Paraense, poderá integrar o Patrimônio Cultural Imaterial do Pará. 

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou em turno único na última terça-feira (02), o Projeto Nº 9/2022 que trata do assunto. De autoria do deputado Eraldo Pimenta, o projeto segue agora para a sanção do governador do Estado.

O Fecant já realizou nove edições, sendo sete regulares e duas edições especiais. Nele, já participaram diversos compositores e intérpretes de todo o Brasil, além de vários artistas do Xingu. Por ser um grande incentivador da produção cultural da região, o festival já é um dos maiores eventos de música do Pará.

“É o reconhecimento de Altamira como a mais nova vitrine cultural do estado do Pará. Temos muito do que nos orgulhar do nosso lugar, pois a nossa relação de pertencimento é valorizada juntamente com esse título”, disse Joelma ao site DOL.

“Comecei a levantar essa bandeira sozinha em 2010 e em 2011 tivemos a primeira edição. Hoje somos mais de 100 trabalhadoras e trabalhadores neste fazer cultural e a cada ano buscamos inovar em ações. No primeiro semestre deste ano, ficamos entre os 10 melhores festivais lusófonos e hispânicos e fomos em busca desse título em Portugal. Representamos Altamira, o estado do Pará e o Brasil na nossa categoria”, acrescentou a idealizadora do Fecant.

Com informações de DOL. Edição de Ju Abe. 

Deixe uma resposta