Em Belém, Lula diz que seu governo abolirá o complexo de vira-latas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que pretende reposicionar o Brasil na geopolítica mundial, garantindo respeito entre os países do primeiro mundo e abolindo o chamado complexo de vira-latas, termo cunhado por Nelson Rodrigues nos anos 1950 para se referir a suposta baixa autoestima e situação de inferioridade que o brasileiro muitas vezes se coloca.

O ex-presidente participou nesta quinta-feira (1) do Encontro com artistas e fazedores de cultura no Pará, evento que reuniu no palco, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), e o candidato ao senado, Beto Faro (PT), entre outras lideranças partidárias do Pará, no Theatro da Paz.

Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo de Lula, e Rosângela Silva, a Janja, esposa do petista, também participaram do ato. contou apresentações de artistas paraenses.

“A vida é motivação. Eu tenho que encontrar motivação todo dia. E a minha motivação é consertar esse país outra vez. E eu estou convencido que a gente vai consertar. A gente vai readquirir o respeito no mundo. Os americanos vão nos respeitar porque no nosso governo será abolido o complexo de vira-latas”, declarou Lula

Durante o encontro, Lula e Janja receberam das mãos do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a imagem de nossa senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses.

“Nós temos, Janja, a maior festa religiosa do mundo e você está convidada, no segundo domingo de outubro. Depois da vitória no primeiro turno, venha festejar o Círio, onde todos participam porque é uma festa do povo”, disse Edmilson, que discursou emocionado, lembrando a importância histórica de Lula para o país.

Lula recordou com orgulho que foi o único presidente do Brasil a ser convidado para todas as reuniões do G8, sigla que denomina os oito países mais ricos e influentes do mundo.

Fotos: Ricardo Stuckert

Deixe uma resposta