O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que sua motivação para voltar ao governo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, e lamentou que o país tenha voltado ao mapa da fome. Lula esteve nesta quinta-feira (01/09), em Belém (PA), em reunião com fazedores de cultura.
“A minha causa é recuperar esse país. Eu não me conformo do terceiro produtor de alimento do mundo ter 33 milhões de pessoas passando fome. Do primeiro produtor de proteína animal do mundo ter gente na fila do açougue para pegar um maldito osso ou carcaça de frango. Não é possível a gente aceitar uma humanidade que produz alimento para todos os 7 bilhões de seres humanos ter 900 milhões de pessoas que vão dormir todo dia sem ter o que comer”, lamentou o ex-presidente.
Segundo levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), o número de pessoas que passam fome no país subiu para 33,1 milhões. O país voltou ao patamar de 30 anos atrás, de onde só tinha saído nos governos de Lula e Dilma Rousseff.
Foto: Ricardo Stuckert