Vice-presidente da Argentina Cristina Fernandez momentos antes do ataque, em Buenos AiresTomas Cuesta/Getty Images
Um atentado à mão-armada contra a vice-presidente da argentina Cristina Kirchner aconteceu na noite desta quinta-feira (1), em Buenos Aires, no bairro da Recoleta, onde mora a mandatária.
Enquanto Kirtchner cumprimenta apoiadores em frente à sua casa, o suspeito, o brasileiro erradicado na argentina Andrés Sabag Montiel levanta a mão esquerda com a arma, que estava carregada, engatilha e tenta o disparo na cabeça da vice-presidente, mas a arma falha. Veja o vídeo do exato momento:
Cristina Kirchner foi alvo de um ataque armado em Buenos Aires, na Argentina, nesta quinta (1º).
Suspeito de ter apertado gatilho de arma, que não disparou, é brasileiro e foi identificado como Fernando Sabag Montiel por autoridades argentinas pic.twitter.com/SkO0julJbz
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) September 2, 2022
Em pronunciamento feito ao vivo em rede nacional pelo presidente do país Alberto Fernández , ele afirma que o atentado é o incidente mais grave acontecido desde a redemocratização, acrescentando que Cristina continua viva por um milagre. Ele também afirmou que o ataque merece repúdio veemente de todos os setores políticos, de homens e mulheres que compõem a república, e que é preciso recuperar a convivência democrática que foi quebrada pelo discurso de ódio.
Com informações de Band e BBC. Edição de Ju Abe.