Foto: Kamila Canhedo
O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que participou da inauguração da Escola Duas Irmãs, na Pratinha, na manhã desta quinta-feira (8), dirigiu-se logo que soube à Cotijuba, para acompanhar o resgate das vítimas do naufrágio com a embarcação que saiu de Cachoeira do Arari, no Marajó, em direção a Belém.
A Prefeitura está atuando por meio de ações da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), com o Serviço Atendimento Móvel Urgência (Samu) na área, por meio da ambulancha e das ambulâncias, Fundação Escola Bosque (Funbosque), que disponibilizou a Unidade Pedagógica da Faveira/Cotijuba para ponto de apoio às vítimas do acidente, além de embarcações, da Guarda Municipal e Comissão de Defesa Civil.
Guarda Municipal e Defesa Civil integram a Sala de Situação montada pelo Sistema de Segurança Pública do Estado. As vítimas estão sendo direcionadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cotijuba, para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci e para a UBS Marambaia.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito Edmilson Rodrigues, se solidarizou com as vítimas. “Força, fé e muito amor no coração a todos e todas para resistir”, afirmou.
A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Estado do Pará (Arcon-Pa) comunicou que já havia notificado a empresa responsável pela embarcação e comunicou a Capitania dos Portos sobre a irregularidade do transporte aquaviário. A embarcação não possuía autorização para realizar transporte intermunicipal de passageiros junto ao órgão estadual e realizou a viagem partindo de um porto clandestino na localidade de Camará, Marajó.