Prefeitura de Belém realiza Congresso das Crianças nesta sexta (21)

Para que os pequenos cidadãos participem da gestão municipal da capital paraense, a Prefeitura de Belém realiza nesta sexta-feira, 21, a 5ª edição do Congresso Mairí das Crianças, após um intervalo de 16 anos. O evento será na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”, no horário das 9h30 às 12h.

Programação – Para o início do evento está previsto uma apresentação sobre a história do Congresso das Crianças, realizado de 2001 até 2004, quando o prefeito Edmilson Rodrigues estava à frente da Prefeitura de Belém. A ideia é contextualizar a importância do evento e os resultados obtidos à época.

O funcionário público Marx Luan Batista Ferreira, 28 anos, participará da abertura do Congresso das Crianças. Ele era uma das crianças do último congresso e, naquela época, aos 12 anos de idade, foi escolhido como prefeito mirim.

A escritora Heliana Barriga apresentará a canção do evento com crianças da Escola Municipal Comandante Klautau. O evento contará ainda com a apresentação do coral infantil da Semec e do grupo cordão de pássaros Ararajuba.

Em paralelo, a criançada estará envolvida em atividades lúdicas nos vários espaços do evento para, no final, eleger o prefeito e prefeita-mirim. Nesta edição, eles vão receber a chave da cidade, selando o compromisso das ações do próximo congresso, previsto para 2023.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), o que as crianças disserem vai ser levado em consideração para que se possa trabalhar o orçamento do ano que vem. E será escolhido também o prefeitinho e a prefeitinha da cidade, para que consigam, desde criança, saber como participar e ser responsável pela gestão pública.

Mobilização – Desde o dia 24 de agosto deste ano, a Semec e a plataforma digital de participação popular Tá Selado, organizadoras do evento, mobilizam crianças de 3 a 12 anos de idade de todos os distritos administrativos de Belém para o Congresso.

Foram realizadas plenárias locais nas 201 escolas municipais, com a participação também de meninos e meninas de instituições de ensino particulares e movimentos sociais. Nelas, por meio de atividades lúdicas, as crianças puderam expressar seu olhar sobre o território em que vive e sobre a cidade, revelando seus sonhos.

Conselheiros distritais – As crianças ainda puderam, de forma democrática, exercer a escolha dos conselheiros que participaram das plenárias distritais realizadas entre os dias 26 de setembro a 11 de outubro.

Em cada distrito administrativo de Belém, os conselheiros locais puderam, mais uma vez, debater temas importantes como educação, saúde, lazer, cultura, meio ambiente, saneamento, habitação e outros.

Eles também elegeram os conselheiros distritais que vão, no dia 21, apresentar, por meio de cartas/manifestos, ao prefeito Edimilson Rodrigues demandas específicas para que sejam incluídas no planejamento da cidade.

Preparação – Mais de 50 mil crianças foram ouvidas durante a preparação para o Congresso. Em cada plenária, uma das oito crianças da comissão organizadora participou do evento, para incentivar o debate na plateia infantil.

“Na sexta-feira será o grande evento, o grande encontro. Todas as crianças de Belém estão convidadas a participar deste congresso. É algo único, ouvir seus sonhos, o que elas querem como sujeitos. Elas não são só o futuro da cidade, são o presente da cidade. Elas sabem o que querem, querem uma praça, querem escolas dignas, querem saúde. É incrível como conseguem, com a sua voz, dizer qual a cidade querem”, diz a secretária municipal de Educação.

Deixe uma resposta