Projeto de macrodrenagem tinha planilha de custos de outra cidade, diz Secretário

Foto: Agência Belém

Durante audiência pública na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (11), para exposição sobre as ações do governo municipal e o detalhamento da proposta orçamentária para o ano de 2023, o secretário de planejamento de Belém, Cláudio Puty, contou uma história, no mínimo, curiosa.

Ao fazer a exposição das obras que serão realizadas pela Prefeitura a partir de 2023, como a macrodrenagem do igarapé do Mata Fome, que beneficiará os bairros da São Clemente, Pratinha, Tapanã e Parque Verde, Puty contou que quando a atual gestão assumiu a Prefeitura de Belém, em 2021, encontrou um projeto de macrodrenagem deste igarapé na Secretaria de Saneamento.

“Nós chegamos no governo e fomos abrir o projeto que estava na Sesan, e ele tinha uma planilha de custos da cidade de Blumenau (em Santa Catarina)”, afirmou o secretário.

Segundo ele, foi preciso que a atual gestão refizesse todo o projeto de macrodrenagem, que além disso, tinha outros problemas.

“O prefeito Edmilson não concordou com a concepção do projeto. Ele quer um projeto mais parecido com a primeira fase do Tucunduba, com muito verde e navegabilidade. Queremos recuperar o curso natural do rio, remanejar o menor número de famílias, garantir uma arquitetura amazônica, e ter ali um parque linear”, contou o secretário.

Prefeitura negocia recursos para a macrodrenagem do Mata Fome 

A Prefeitura pleiteia junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), um empréstimo de até U$ 60 milhões de dólares para realização das obras de macrodrenagem e urbanização do igarapé Mata Fome. As negociações estão avançadas, mas o processo ainda pode demorar por conta das exigências do banco. Segundo Puty, na audiência, o objetivo da Prefeitura é que a obra seja iniciada ainda em 2023.

 

 

Uma resposta para “”

  1. Normal! Aqui na rua de casa, existem 5 casas e parte de uma igreja da Assembléia de Deus para q a mesma tenha acesso para Av Bernardo Sayão, só que qd solicitamos aos órgãos responsáveis essa abertura, somos informados que consta registro de projeto no qual foi repassada verba até mesmo para indenização dos imóveis na época do Coutinho Jorge, que tal? Pegaram o dinheiro e não executaram o projeto!!😭😭😭

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading