Prefeito de Belém leva e traz soluções inovadoras a congresso internacional sobre as cidades

Foto: Ascom/ FNP

Nesta sexta-feira, 18, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do último dia de atividades do Smart City Expo World Congress, que discute soluções inteligentes e sustentáveis para problemas comuns de cidades do mundo, na cidade de Barcelona, na Espanha.

O prefeito Edmilson Rodrigues, acompanhado de comitiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual é vice-presidente da Comissão de Cultura, visitou a Área Metropolitana de Barcelona (AMB), onde pôde observar iniciativas exitosas na região no segmento de desenvolvimento urbano.

Houve uma visita à empresa de transporte urbano TUSGSAL, reconhecida internacionalmente por seu trabalho tecnológico no serviço de mobilidade urbana.

O prefeito de Belém durante a visita fez um paralelo ao momento histórico que Belém está vivendo com o lançamento do edital que abre a licitação para modernizar o transporte público na cidade.

“A TUSGSAL é uma espécie de cooperativa que pode também nos inspirar na operacionalização dos sistemas municipais e metropolitanos”, destacou Edmilson Rodrigues.

“Agora, tem muita coisa que precisa ser levada e adaptada ao Brasil e eu creio que essa presença aqui e essa possiblidade de cooperação nos enriquece”, frisou.

Edmilson também destacou que “ao visitar a TUSGSAL e ver o que está sendo feito aqui no transporte urbano, ressalto que hoje publicamos o Edital de Licitação para o Transporte Urbano de Belém”, disse o prefeito de Belém.

“A nossa mobilidade avança para se tornar cada vez mais acessível, mais transparente, mais segura e com mais qualidade para os usuários. A mudança no transporte de Belém começa agora”.

Monitoramento

O prefeito da capital paraense ainda destaca o que a população de Belém pode esperar do transporte urbano da cidade: “Teremos um sistema moderno de informações aos usuários, que poderão acompanhar o itinerário dos veículos e o tempo de chegada nas paradas. Teremos também um sistema de monitoramento de câmeras de segurança e de rastreamento dos veículos, além da progressiva modernização da frota com, por exemplo, o ar-condicionado nos veículos”.

Durante quatro dias, 15 a 18 de novembro, prefeitos de diversas cidades do mundo partilharam experiências de sucesso no que diz respeito ao desenvolvimento urbano sustentável e mobilidade no Smart City Expo World Congress, que este ano teve como sede a cidade de Barcelona. Edmilson Rodrigues fez um balanço da participação de Belém no congresso internacional.

“Neste evento, Belém teve muito a oferecer e a receber. Queremos incluir a nossa cidade no circuito da inovação tecnológica para combater a fome, o analfabetismo, modernizar o sistema de coleta de resíduos sólidos. A capital paraense volta ao contexto internacional e o encontro deve render à cidade acordos de cooperação importantes”, afirmou o prefeito de Belém.
Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém.

Uma resposta para “”

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading