A seleção da Alemanha fez um protesto contra a decisão da FIFA (Federação Internacional de Futebol) de proibir a braçadeira com a frase “One Love” (Um Amor, em tradução livre). O ato seria um manifesto contra as leis anti-LGBTQIA+ do Catar, nos jogos da Copa do Mundo de 2022.
Na hora da foto oficial, antes do início da partida contra o Japão nesta quarta-feira (23), os jogadores alemães taparam suas bocas com as mãos. Além da manifestação, o capitão da equipe, o goleiro Neuer, entrou com a braçadeira escondida debaixo da manga da camisa.
Além da Alemanha, outra seleção que se posicionaou contra a decisão da FIFA de proibir manifestações a favor da diversidade , foi a seleção da Inglaterra. Na última segunda-feira (21), em jogo contra o Irã, a Inglaterra também fez um protesto antes do início da partida. Os jogadores ingleses se ajoelharam em campo em manifestação contra a decisão.
Protesto da seleção alemã contra o Catar e a Fifa antes da partida contra o Japão. Bravo! #CopaDoMundoFIFA pic.twitter.com/njkFipo2UX
— Kaio Esteves (@kaioesteves) November 23, 2022
Jogadores da seleção da Inglaterra se ajoelham em protesto por seu capitão ser proibido de usar a braçadeira com as cores do arco-íris do movimento "One Love". Acusam a FIFA de ter vetado por ser ato de protesto contra as leis anti-LGBTQIA+ do Catar. Lacração chata demais. pic.twitter.com/iFDuqxbdFN
— Ultrajante Sincero (@UltrajanteSinc2) November 21, 2022
Com informações de O Liberal. Edição de Ju Abe.