Congresso dá voz e voto aos adolescentes sobre políticas públicas para Belém

Um momento de escuta das necessidades dos adolescentes da cidade junto à Prefeitura de Belém. Esse foi o objetivo central do Congresso de Adolescentes, realizado pelo programa de participação cidadã da Prefeitura de Belém, o Tá Selado, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no auditório do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), na tarde desta quinta-feira, 01 de dezembro.

O Congresso teve a participação do prefeito Edmilson Rodrigues e também elegeu o prefeito e a prefeita adolescente da capital.

Conselheiros e conselheiras da Setorial de Adolescentes do Tá Selado tiveram a oportunidade, no congresso, de colocar em pauta as necessidades do segmento no que diz respeito a diversos aspectos da cidade.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez a alegria dos adolescentes com a oportunidade de sugerir políticas efetivas para os problemas de cada bairro

Participação efetiva

“Hoje estou cheia de gratidão e felicidade por nós, jovens, estarmos sendo ouvidos e podermos falar diretamente com o prefeito e dizer o que precisamos para os jovens de Belém”, diz a estudante Brenda Gomes, de 14 anos, moradora do bairro do Parque Verde, presente ao Congresso de Adolescentes.

A estudante Ana Clara Evangelista, de 14 anos, e moradora do bairro da Terra Firme, também participou do evento e destacou a necessidade de mais espaços de esporte e lazer para os adolescentes no bairro. “Nós jovens somos sempre silenciados e estar aqui é uma ótima oportunidade para falarmos nossas necessidades”, analisou Ana Clara.

Cidadania

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, afirmou que “mais de cem jovens foram eleitos nas prévias do Tá Selado para exercer sua cidadania e dialogar sobre suas necessidades com a prefeitura”.

Foi entregue ao prefeito pelos adolescentes um documento que sintetiza as necessidades do segmento para a Prefeitura Municipal. Participaram do encontro aproximadamente 200 adolescentes que representaram os oito Distritos Administrativos de Belém eleitos nos encontros de bairros do segmento de Adolescentes.

Tá Selado

É o programa de participação cidadã da Prefeitura de Belém criado pelo prefeito Edmilson Rodrigues com o objetivo de tornar a população, em toda a sua segmentação, participante das decisões do executivo municipal.

Prefeitos adolescentes

Encerrando o congresso, ocorreu a eleição do prefeito e prefeita adolescente de Belém, que terão a responsabilidade de desenvolver políticas públicas para o seu segmento na cidade. Foram eleitos para os cargos Denilson Alves, de 14 anos, do Parque Verde, e a indígena Warao Gardelys Torres Cooper, de 13 anos.

“Estou muito feliz com essa eleição. Quero ajudar a melhorar muito Belém e opinar em diversos pontos”, declarou a prefeita adolescente eleita Gardelys Torres Cooper.

O prefeito adolescente Denilson Alves também disse o que pretende fazer para melhorar Belém: “Eu pretendo enviar várias propostas para a Prefeitura e para as secretarias para que haja melhorias significativas na cidade”.

Fabricio Lopes – Via Agência Belém

Deixe uma resposta