Combate ao racismo em Belém ganha força com ações da gestão municipal

Julho das Pretas envolveu várias secretarias e coordenadorias para dizer não ao racismo em Belém (Fotos:Joyce Ferreira/ Comus/ PMB)

Por meio da Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant), a Prefeitura de Belém avança no combate ao racismo na capital paraense. A coordenadoria foi criada no ano de 2021 e desde então vem promovendo eventos e campanhas de enfrentamento ao preconceito racial no município.

No momento mais crítico da pandemia de covid-19, a Coant garantiu imunização aos quilombolas de Mosqueiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). Os acadêmicos quilombolas da universidade pública também receberam as doses do imunizante.

Outra ação importante da Coant nesses dois anos da gestão Edmilson Rodrigues foi a campanha de Eliminação do Racismo, realizada a partir da produção de vídeos protagonizados por servidores negros em cargos de reconhecimento na gestão municipal. A produção audiovisual foi uma homenagem ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, em 21 de março.

A Coordenadoria também participou do plantio de árvores na Semana do Meio Ambiente, comemorada no mês de junho. Esse plantio foi consagrado aos povos originários e de matrizes africanas e o evento foi promovido pela Coant, Comus e Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS). Ao longo do mês de junho, as vítimas de discriminação racial e homofobia receberam atendimento psicossocial realizado em conjunto com a Sesma.

Momento em que a Banda Afro Axé Dudu entrega carta de agradecimento ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Julho das Pretas- Um dos eventos mais fortes e reconhecidos pela população foi a programação do Julho das Pretas, iniciativa da Coant e Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, lembrado todo 25 de julho. Nesse mesmo mês, a coordenadoria junto com outros órgãos, realizou o Circuito de Oficinas Afro Amazônicas para os moradores da ilha de Mosqueiro.

No segundo semestre de 2022, a Coant realizou o Agosto Indígena na Mairí dos Povos e uma ação de atendimento à saúde mental no Setembro Amarelo.  Em novembro os servidores municipais tiveram a oportunidade de participar do curso Políticas de Ações Afirmativas, que culminou com a criação do GT Saúde da população negra e promoveu no dia 24 de novembro, a Roda de Axé.

“Em Belém, os negros são mais de 73% da população. A Prefeitura vem trabalhando com políticas afirmativas grandes, como a criação da Coant e do Estatuto Municipal da Igualdade Racial”, declarou a titular da Coant, Elza Rodrigues.

O evento mais recente promovido pela Semec, Ulam/Semad, Fumbel, Corint, Coant e Comus, em parceria com a UFPA, Uepa e projeto Djumbai, foi a 2ª Jornada de Gratidão aos Povos Negros – Um tributo ao Povo Irmão de Guiné Bissau em homenagem ao mês da Consciência Negra.  A programação ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro deste ano, no Hangar Centro de Convenções e contou com show, mesa redonda, debate e cinema.

Eventos como a mesa-redonda “A Rota Transatlântica – Os Caminhos de Belém e Guiné-Bissau” reafirmam o compromisso da Prefeitura em combater o racismo.

Texto: Débora Lopes, via Agência Belém

Deixe uma resposta