Conjunto habitacional e comercial do Jurunas e Condor está em fase de conclusão

Fotos: João Gomes/ Comus/ PMB

“A gente acredita que, agora, a obra vai sair do papel depois de tanto tempo de espera. Falta muito pouco para esse dia acontecer e a gente concretizar o sonho da casa própria”. A declaração, emocionada, é da integrante das Comissões de Fiscalização de Obras e de Serviços (Cofis), Maria Francinete  Lopes, durante a visita prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nesta quinta-feira, 22, às obras de construção do conjunto habitacional e comercial, que está em fase de conclusão nos bairros do Jurunas e Condor.

Na visita, o prefeito Edmilson destacou a importância dos moradores acompanharem o desenvolvimento das obras do conjunto. “É muito emocionante ver operários fazendo uma obra com extrema beleza e qualidade atestada pelos futuros moradores, com alguns deles atuando como membros da Cofis. Aqui a Prefeitura faz a obra, mas é a população quem fiscaliza, de modo que é o dinheiro público é economizado”.

“A população está vendo a qualidade do serviço e teremos um conjunto habitacional com apartamentos que vão garantir dignidade às pessoas.Todos estão de parabéns, especialmente, à comunidade, por acompanhar se a obra está sendo feita com qualidade”, completou o prefeito, ao lado do coordenador Geral do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Rodrigo Rodrigues.

O conjunto habitacional  O residencial, localizado na na travessa Quintino Bocaiúva, entre a travessa Honório José dos Santos, avenida Bernardo Sayão e passagem Santa Terezinha, no bairro da Condor, vai abrigar moradores que serão remanejados das áreas de obras do Promaben.

Estruturalmente, o conjunto conta com 14 blocos de quatro andares, sendo quatro apartamentos por andar, totalizando 224 apartamentos e 44 boxes comerciais. Os beneficiários vão contar também com área de lazer, playgrounds, academia ao ar livre, central de resíduos, reservatório de água elevado,  cisterna e 91 vagas de estacionamento com acessibilidade PCD.

A obra, executada  pelo Promaben, está orçado em R$ 37 milhões com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com prazo de entrega em 24 meses.

A moradora do bairro da Condor e membro da Cofis, Maria Erci Castilho Ferreira, de 59 anos, contemplava o avanço das obras. “A gente vem sonhando com a casa própria há muitos anos. Então, para nós, é motivo de orgulho participar dessa obra como fiscal e ver o crescimento da obra e saber que a gente vai ter uma moradia digna pra morar é uma emoção muito grande”.

Maria Erci também terá um box no conjunto comercial, onde já planeja comercializar roupas. “Eu sou costureira e preciso trabalhar, por isso ver os prédios nessa fase de acabamento e a feira sendo feita pra nós só nos enche de orgulho”.

Texto: Joyce Assunção, via Agência Belém.

Deixe uma resposta