Debate sobre os 188 anos da Cabanagem ocorreu na tarde desta sexta-feira, 6, no Teatro Nazareno Tourinho (Lorena do Couto/ Fumbel/ PMB)
Uma programação especial no recém-inaugurado Teatro Popular Nazareno Tourinho, ocorrida na tarde desta sexta-feira, 6, relembrou os 188 anos de história da Cabanagem. O evento integra as celebrações de aniversário de 407 anos de Belém, que se comemora dia 12 deste mês de janeiro.
Memória
A programação foi realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), e incluiu a exibição da obra “Cabano Paraense”, do artista Alfredo Norfini, e uma mesa-redonda, que debateu a importância dos acervos institucionais na memória do movimento popular.
“É uma das obras mais reproduzidas do acervo do Museu de Arte de Belém, data da década de 1940 e busca mostrar uma representação da identidade do povo cabano”, explica o diretor do Museu de Arte de Belém (Mabe), Emanoel Jr.
Identidade
A programação foi composta também pela leitura visual do “Cabano Paraense”, que analisa a identidade cabana e como a obra representa apenas um de tantos povos de diferentes etnias, que participaram do movimento.
Uma ampla discussão sobre os acervos institucionais sobre a Cabanagem, e ainda edificações como a Aldeia Cabana e Memorial da Cabanagem, também foram incluídos no debate.
Nielson Bargas, jornalista que assistiu às discussões, acha de extrema importância o resgate da história do movimento, “A Cabanagem foi e é ainda considerado um dos maiores movimentos revolucionários do nosso país. Quando se fala da Cabanagem, não se está setorizando apenas a região Norte. Eu como paraense me sinto muito orgulhoso em ver que há um cuidado maior por parte do poder público estadual e municipal, de não só resgatar a nossa história, mas de mantê-la viva”, afirma Bargas.
A mesa-redonda foi composta pela historiadora e antropóloga, pesquisadora do Sistema Integrado de Museus e Memoriais, Dayseane Ferraz; pelo historiador e diretor do Arquivo Público do Estado do Pará, Leonardo Torii; e pelo museólogo, antropólogo e diretor do Mabe, Emanoel Jr.
História
A Cabanagem foi um movimento popular durante o período imperial brasileiro, que ascendeu ao poder e durou cinco anos, entre 1835 e 1840, marcando a história do Estado do Pará e da cidade de Belém. A revolução foi a única do Brasil que levou o povo ao poder e foi formada por indígenas, camponeses e demais povos tradicionais que buscavam igualdade social e fim da escravidão.
A programação de aniversário de Belém promovida pela Fumbel continua até o fim do mês de forma gratuita para toda a população.