O prefeito Edmilson Rodrigues abre a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano do ano: o Plano Diretor de Belém foi um dos temas encaminhados, “é preciso pensarmos no futuro da cidade” (Agência Belém)
O Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) realizou a primeira reunião de 2023 na tarde desta terça-feira, 10, no auditório do Núcleo de Informática Educativa (Nied). O encontro contou a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, presidente do Conselho, e de outros membros da entidade.
Durante a reunião foram abordados e encaminhados três temas: debate sobre a conferência municipal da cidade, o que prevê a eleição de delegados para a conferência estadual; relatório de gestão de 2022, apresentado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb); apresentação da equipe do processo participativo do Plano Diretor.
Busca de recursos
O prefeito Edmilson Rodrigues iniciou o encontro comentando sobre a viagem a Brasília e a busca de recursos e liberação de créditos para obras em Belém. “Estávamos em Brasília e reuni com o ministro Alexandre Padilha, sobre duas opções de créditos nas quais nos inserimos. São recursos importantes que atingirão obras para a cidade, como o Mercado de São Brás. Esse conselho já teve a oportunidade de debater sobre ele. A gestão passada do Governo Federal cortou recursos, mas desta vez estamos contando com a parceria”, explicou o gestor municipal.
Outro tema abordado foi a candidatura de Belém para ser sede da COP-30, em 2025: a intenção foi levada ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Também foi referida pelo prefeito a parceria com a Agência de Cooperação Alemã DIZ (Deutsche Gesellschaft fur Internacional Zusammenarbeit): “Reuni com dois dirigentes da DIZ; o conselho poderia entrar nesse debate, pois eles têm interesse em investir em obras em Belém. Estive também com o ministro Mauro Vieira, para apresentar a candidatura de Belém à COP-30. Levei para ele um levantamento pela nossa Secretaria de Turismo sobre os leitos de Hotéis em Belém”, comentou Edmilson.
O prefeito Edmilson Rodrigues finalizou destacando a importância da montagem do Plano Diretor de Belém. “É de fundamental importância montarmos as Câmaras Técnicas. Fazer o debate do Plano Diretor, para preservar o futuro da cidade. O conselho tem que dar uma base técnica e tem que ser incorporado como um direito de todos, e tem que ter a participação popular. Vamos ter que enfrentar debates sobre as ilhas também, há muitos anos o Plano Diretor incorporou essas áreas”, explicou.
As questões vão ser analisadas e debatidas durante as próximas semanas, para encaminhamento das ações.
.
Texto: Edson Coelho, via Agência Belém.
Uma resposta para “Conselho de Desenvolvimento Urbano debate soluções para Belém na primeira reunião do ano”
Sobre o debate nada foi dito, só sobre a relacso do prefeito . Como saber algo sobre a discussão,?