Belém comemora 407 anos com a geração de 103 mil oportunidades de empregos formais

O Portal do Trabalhador está presente nas Ações de Cidadania da Prefeitura de Belém, com serviços de emissão de Carteira de Trabalho Digital, Cadastro no Sine, informações sobre Seguro Desemprego e intermediação de Mão de Obra (Foto: Agência Belém).

Belém é o município que mais gera oportunidades de empregos formais entre os demais municípios do estado do Pará. Foi o que apontou o estudo divulgado nesta quinta-feira, 11, pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Departamento Intersindical de Pesquisa de Estudos Sociecômicos (Dieese/PA), com base em informações oficiais do Ministério do Trabalho e Previdência/Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“Ao todo, no período de janeiro a novembro de 2022, foram registradas na capital 103.129 admissões, 93.532 demissões, gerando um saldo positivo de 9.597 postos de trabalho. O setor de Serviços continua em destaque como o principal gerador de emprego formal de Belém”, explica o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.

Conforme a análise da Secon e Dieese/PA, em 2022 o setor de Serviços foi responsável pela geração de 8.552 postos de trabalho, seguido do setor da Indústria em Geral com 502 postos de trabalhos; setor da Construção com 270 postos de trabalho; setor da Agropecuária com a geração de 180 postos de trabalho e o setor Comércio com a geração de 93 postos de trabalho.

Ranking Pará –  “Mesmo com todos os problemas conjunturais em todo o país, Belém foi o município do Pará com o maior número de contratações/admissões formais de trabalhadores, totalizando 103.129 pessoas; seguido dos municípios de Parauapebas com um total de 33.808 pessoas admitidas; Ananindeua com 27.769 pessoas admitidas; Marabá com 22.147 pessoas admitidas e Santarém com o total de 15.657 pessoas admitidas”, explica o supervisor técnico do Dieese no Pará, Roberto Sena.

Ranking Região Norte – No cenário regional, em 2022 o município de Belém ficou em segundo lugar com saldo positivo entre admitidos e desligados. No estudo com o balanço sobre a flutuação do emprego formal em Belém e demais capitais da Região Norte, Manaus (AM) obteve 35.247 novos postos de trabalho, seguido por Belém (PA) com a geração de 9.597 postos de trabalho; Boa Vista (RR) com 6.660 postos de trabalho; Macapá (AP) com 5.699 postos de trabalho; Palmas (TO) com 4.932 postos de trabalho; Rio Branco (AC) com 4.700 e Porto Velho (RO) com a geração de 4.221 postos de trabalho.

Incentivo à formalização

Emissão de carteira de trabalho digital, encaminhamento ao mercado de trabalho, entrada no seguro desemprego e curso de capacitação profissional são os serviços realizados pelo Portal do Trabalhador, vinculado à Secretaria Municipal de Economia (Secon).

“Nossa função é recolocar as pessoas no mercado de trabalho. Geralmente elas procuram o Portal para dar entrada no seguro desemprego ou emitir a CTPS e já aproveitam para deixar o currículo conosco. Temos parcerias com diversas empresas locais e nacionais que nos solicitam a intermediação de mão de obra. Sempre estão contratando as pessoas cadastradas por aqui”, informou o coordenador do Portal do Trabalhador, Marco Aurélio Medeiros.

Em 2022 foram emitidas por meio do Portal do Trabalhador 1.560 carteiras de trabalho, 692 encaminhamentos, 442 seguros desempregos e 209 vagas captadas. Também foram promovidos cursos de capacitação para Agentes de Portaria e Recepcionista, além de ações externas nas feiras e mercados municipais de Belém, com serviços de orientação das ações do Portal Trabalhador, bem como o incentivo à formalização.

“Para a promoção da formalização, em 2023 vamos implantar dentro do Portal do Trabalhador um setor para Microempreendedor Individual (MEI), que garante diversas vantagens aos nossos permissionários que atuam nas vias públicas e feiras de Belém, como o direito a benefícios e aposentadoria, dando segurança e mais dignidade aos trabalhadores dos pequenos negócios”, destaca o titular da Secon, Apolônio Brasileiro.

Serviço – O Portal do Trabalhador fica na Travessa Quintino Bocaiúva esquina com a Avenida Nazaré, no prédio do Fundo Ver-o-Sol, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Texto: Roberta Corrêa, via Agência Belém

Deixe uma resposta