Novo site moderniza Sistema de Vigilância Sanitária de Belém

Desenvolvido pela Cinbesa, o novo site do Devisa já está no ar com mais praticidade para usuários e economia para a gestão municipal: menos 150 mil folhas impressas por ano (Foto: Ascom/ Cinmbesa/ PMB)

O novo site do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa), já está no ar, através do link  https://sesma.belem.pa.gov.br/vigilancia-sanitaria-2/

Com identidade visual moderna, o novo site do Devisa, departamento vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), representa comprovada economia financeira devido à redução do uso de papel no meio digital, graças ao sistema GDOC, que passou a ser utilizado nos processos de licenças concedidas aos prestadores de serviço.

A medida é importante porque, a cada processo de licença originado, eram geradas em média 30 folhas de papel. Em 2022, a tramitação de 5 mil processos totalizou 150 mil folhas.

Sustentabilidade

A geração de menos resíduos e a economia gerada eram necessidades buscadas há muito tempo pelo órgão, afirma a assessora da diretoria da Vigilância Sanitária Glauciane Silva. “É ambientalmente importante que a gente desenvolva a nossa função no município gerando menos resíduos. Eu agrido menos o planeta e facilito ainda mais o processo para o prestador de serviço”, completa.

O licenciamento é obrigatório para determinados profissionais e estabelecimentos, pois a Vigilância Sanitária é responsável por uma série de ações que visam eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população.

Prático

Os empresários ou microempreendedores individuais agora têm praticidade, pois podem anexar todos os documentos necessários para requerer o licenciamento sanitário via GDOC, até mesmo por meio de celulares smartphones.

É uma vantagem comprovada, pois até o ano passado, quando o procedimento exigia apresentação e arquivamento de documentação física impressa, esses prestadores de serviço precisavam comparecer à Vigilância Sanitária, pelo menos três vezes, para conseguir dar entrada no processo de licenciamento.

O novo site também garante segurança e eficiência na busca pelos arquivos referentes aos processos de licenciamento, que agora ficam armazenados em sistema de informação online.

Novos sites da PMB

O novo site é um dos 42 desenvolvidos pela Cinbesa para diversos órgãos municipais. Foi planejado em setembro de 2022 para tornar pública a mudança na abertura de processos de licença, a nova forma de emitir a taxa correspondente e o novo modo de consultar os processos.

O Devisa já colhe resultados: além da redução do uso de papel, os prestadores já estão bem informados dos processos e não encontram problemas para o licenciamento na modalidade online.

O aprimoramento do site do Devisa simboliza a segunda etapa de reformulação dos sites e serviços digitais prestados pela PMB. Em uma primeira fase emergencial, foram reforçados os requisitos de segurança dos servidores, além de realizada a modernização do layout.

“Já neste segundo momento, nossa equipe está focada em atuar nas especificidades de cada um dos setores dos órgãos municipais, sempre levando em consideração o processo de transformação digital dos serviços oferecidos aos cidadãos, com a maior celeridade possível para atender aos órgãos”, afirma o gerente de projetos da Cinbesa, Mariano Siqueira.

Sites de outras secretarias também já passam pelo mesmo processo, como Secretaria de Educação (Semec), Urbanismo (Seurb), Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem), dentre outros.

GDOC

O sistema GDOC, desenvolvido pela Cinbesa, automatiza o gerenciamento dos diversos documentos gerados e recebidos pelos órgãos da Prefeitura de Belém, com celeridade na movimentação e arquivamento dos arquivos digitalizados para a tramitação de processos.

Já utilizado pelo Devisa em processos internos administrativos, o GDOC foi implantado nos processos de licenciamento, justamente os que geram maior volume de documentação pelo órgão. Para isso, funcionários receberam treinamento para utilizar o sistema nessa nova modalidade e atualizar os prestadores de serviço sobre as mudanças.

Ajuda

O setor de protocolo do Devisa está de prontidão para auxiliar microempreendedores e pequenos comerciantes, sem familiaridade com procedimentos online, a fazerem o processo de inserção dos documentos necessários no GDOC.

Aliando tecnologia e cidadania, beneficiando a população e o meio ambiente, o novo site do Devisa é resultado do empenho e know-how da Cinbesa, que visa sempre auxiliar órgãos e secretarias, conforme seus objetivos e finalidades.

Texto: Lucas Damasceno

Deixe uma resposta