Associação Carnavalesca Raio X é campeã do carnaval de Outeiro

Foto: Ascom/ Fumbel/ PMB

A Associação Carnavalesca Raio X venceu o Carnaval Belém de Todas as Cores no distrito de Outeiro, após a apuração das notas de desfile das escolas de samba, na tarde desta quarta-feira, 22. A vitória se deu com apenas 0.6 (seis décimos) de diferença em relação ao segundo lugar: a Associação Carnavalesca e Cultural O Sindicato.

A Associação escola foi a segunda a entrar na avenida no desfile oficial de escolas de samba, na noite de terça-feira, 21, na via montada na area do Pistão, no bairro da Água Boa. Com a pontuação de 9.8 o enredo campeão foi “Sol e Chuva Elementos da Vida”.

Todas as escolas receberam troféus. Assim, em primeiro lugar ficou a Associação Carnavalesca Raio X, com 196 pontos; em segundo, Associação Carnavalesca e Cultural O Sindicato, com 195.4 pontos; e em terceiro, o Grêmio Recreativo Cultural Os Gaviões do Samba, com 194.2 pontos.

Desespero 

Com um problema em um dos carros alegóricos a caminho do local do desfile e meio ponto a menos por conta de uma punição em relação ao número mínimo de brincantes, Joeverton Marques, presidente da Raio X ficou desesperado e triste.

“Foi desesperador vê o carro quebrar no meio do caminho, mas conseguimos trazê-lo até a avenida. Aí pra completar, perder meio ponto. Uma tristeza tomou conta de mim”, conta o presidente.

“Com uma pontuação acirrada entre nós da Raio X e O Sindicato, conseguimos superar em alguns quesitos e, assim, nos levando à vitória, mesmo que seja por 0.6”, ressalta Joeverton Marques.

Avaliação 

O Carnaval Belém de Todas as Cores em Outeiro já deixa aquele gostinho de quero mais. Ele foi avaliado positivamente pelo presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Jamil Mouzinho.

“Avaliamos positivamente o Carnaval 2023. Após dois anos de pandemia, as agremiações, em geral, se prepararam para fazer esse carnaval. A ilha de Caratateua não está fora desse contexto. Muito pelo contrário: nos surpreendemos com algumas coisas que vimos aqui neste ano. Inclusive, mais uma vez, uma massiva participação popular e isso é muito importante para a Prefeitura da Nossa Gente”, explica o presidente da Fumbel.

Jamil Mouzinho ainda ressalta que, no mês de março, já irá convocar presidentes de blocos e escolas de samba dos distrito de Belém para começar a falar sobre o Carnaval de 2024, observando o que foi verificado em todos os dias de desfiles.

Apuração

“Tudo saiu conforme o planejado. Não existe nenhum mistério em apurar, existem diretrizes e regulamentos, que são de conhecimento de todos os presidentes de agremiações carnavalescas e eles precisam cumprir. A nós também cabe cumprir com aquilo que apontamos para a realização do desfile, então a apuração está dentro desse contexto”, informa Jamil Mouzinho.

Agradecimento

“Tudo ocorreu de maneira muito tranquila e a gente, mais uma vez, agradece à Administração Regional do Outeiro pelo apoio. Foi muito confortante e importante a gente chegar aqui e encontrar uma organização desse tipo, tanto no desfile quanto na apuração, tudo ocorrereu de forma tranquila e positiva”, agradece o presidente da Fumbel.

Confira os resultados dos três primeiros colocados:

1° Lugar – Associação Carnavalesca Raio X, com 196 pontos;

2° Lugar – Associação Carnavalesca e Cultural O Sindicato, com 195.4 pontos; e

3° Lugar – Grêmio Recreativo Cultural Os Gaviões do Samba, com 194.2 pontos.

Texto: Grasiela Costa, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading