Novos servidores municipais aprendem sobre o Regime Previdênciário Municipal

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), realizou mais uma programação com servidores concursados municipais, para compartilhar informações e esclarecer dúvidas sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A atividade, que faz parte do Projeto “A Previdência É Nossa”, ocorreu na sede da Procuradoria-Geral do Município (PGM), no bairro da Campina, nesta terça-feira, 28. Foi o 26º encontro promovido pelo Instituto, desde abril de 2022, quando iniciou o projeto voltado à educação previdenciária.

Os servidores da Procuradoria Geral do Estado assistiram às palestras do diretor do Núcleo Setorial de Planejamento do IPMB (NUSP), Marvyn Valente, e da presidente do Instituto de Previdência, Edna D’Araújo.

Dados previdenciários

Após a abertura do evento, pela coordenadora de gestão de pessoas do IPMB, Lígia Barros, Marvyn Valente apresentou informações sobre a história da Previdência Municipal, desde a década de 1960, com a criação do Montepio dos Servidores Municipais de Belém e as mudanças ocorridas na Previdência Municipal ao longo dos anos, até a extinção do antigo IPAMB, em 2017, e surgimento do atual IPMB.

Já Edna D’Araújo apresentou aos servidores o atual cenário do RPPS, por meio de números referentes às finanças.

Foram repassadas aos servidores informações sobre despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas; arrecadação para pagamento dos proventos; aporte financeiro do ente municipal; saldo do Fundo Previdenciário, entre outros dados.

Para o diretor-geral da PGM, Rosemiro Canto Filho, a iniciativa de democratizar a Previdência Municipal é louvável. “Temos que aplaudir (o projeto), porque esse é o papel de uma gestão diferenciada”, comentou.

O servidor da Procuradoria Municipal Reinaldo Torres Miranda, 70 anos, elogiou a iniciativa do IPMB. Com 45 anos de serviço público no Município de Belém, ele acredita que “esse projeto deve ser compartilhado com todos os servidores municipais, para que todos estejam cientes de seus direitos e deveres”.

Inovações

A presidente do IPMB apresentou informações sobre o Censo Previdenciário que está em andamento desde o fim do ano passado. Um vídeo foi exibido aos servidores mostrando como realizar o Censo por meio do aplicativo de celular Meu RPPS.

Edna D’Araújo também mostrou um vídeo sobre a realização da Prova de Vida por meio do Meu RPPS, que possibilitou a servidores, aposentados e pensionistas acesso a diversos serviços digitais.

Edna destacou outras inovações instituídas na gestão previdenciária municipal desde 2021. “Quando assumimos a gestão do IPMB, não tínhamos Conselho Previdenciário (CP), nem Conselho Fiscal nem Diretoria Executiva. Tínhamos o Comitê de Investimento que não funcionava por ausência do CP. Atualmente, temos tudo isso em plena atividade”, detalhou.

Outras inovações citadas pela presidente do IPMB foram a Pensão Digital e o Projeto Papel Zero, já em funcionamento no Instituto, e a Aposentadoria Digital, que será em breve implantada.

Texto: Walrimar Santos, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading