Foto: obra já inaugurada do Canal da Descarga, parte integrante do Promaben (Agência Belém)
A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), realiza nesta quarta-feira, 29, coleta documental de 78 moradores da Sub Bacia I, onde será executada a Macrodrenagem e Duplicação da avenida Bernardo Sayão, entre a rua dos Mundurucus e avenida Engenheiro Fernando Guilhon, para o início do processo de desapropriação.
O escritório de Gestão Participativa do Promaben, localizado na Av. Bernardo Sayão, 3224, (Antigo Iate Clube), vai fazer a coleta dos documentos no horário das 16h30 às 21h. Mas, esse processo iniciou no último dia 22, quando ocorreu a reunião focal com os moradores, que foram orientados sobre a documentação necessária a ser entregue.
A desapropriação das áreas onde acontecem as obras do Promaben começou em 2021, com a aplicação dos cadastros para conhecer a realidade das famílias que residem nelas, que serão desapropriadas para a elaboração do Plano Específico de Reassentamento (PER). Por meio do PER, qualquer cidadão pode acompanhar e conhecer os passos e as regras que a Prefeitura segue para realizar o reassentamento, garantindo a lisura e o compromisso com o bem-estar das famílias afetadas pelas obras.
A equipe técnica social do Promaben, composta por assistentes sociais, advogados e engenheiros participou, nesta segunda-feira, 27, de uma oficina de preparação para a coleta documental.