Mostra revela talentos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Foto: José Pantoja/ Sespa/ Gov

Entre desenhos e esculturas, o menino Miguel Fernandes Filho, de 10 anos, se diverte como se estivesse em um parque de diversões. Ele é um dos 16 artistas participantes da Mostra de Artes Visuais, na Galeria Benedito Nunes, no Centur, em Belém. A Mostra começou na segunda-feira (27) e faz parte do Terceiro Festival TEAlentos.

Quem visitou a galeria na tarde desta terça-feira (28), teve o prazer de ser recebido pelo Miguel, que rapidamente abre a porta, se apresenta e já começa mostrando os desenhos dele e do irmão, que foi quem o ensinou a desenhar.

“Eu comecei aquando tinha três anos porque vi meu irmão desenhando. A minha inspiração para esse desenho são as pessoas que têm problemas de audição e que usam língua de sinais para se comunicar”, explica o menino mostrando seu quadro com imagens do alfabeto em Libras.

Segundo a mãe do Miguel, Luciene Silva, se depender dele, eles passam o dia todo na galeria. “Essa é a segunda mostra que o Miguel participa e ele está muito feliz de ver a arte dele exposta para todo mundo ver e se depender dele a gente vem pra cá e passa o dia todo aqui na galeria”, diz a mãe toda orgulhosa.

Luciene destaca que a sociedade ainda precisa aprender muito sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “Tenho dois filhos autistas, o Gabriel e o Miguel, e fico muito orgulhosa de ver a arte deles exposta, eles são muito talentosos e o Autismo não impede eles de fazer nada, basta a sociedade aprender a como tratar e abordar eles”, conta a mãe.

A exposição está aberta para visitação gratuita até sábado (1º), das 8h às 18h.A Mostra reúne 58 trabalhos de 16 artistas, com idade entre 10 e 38 anos. O público pode conferir artes gráficas, pinturas, desenhos e esculturas, de autoria de pessoas oriundas de diversos municípios, como Belém, Barcarena, Ananindeua, Ourém, Abaetetuba e Vigia de Nazaré.

Festival – O Terceiro Festival TEAlentos inclui a Mostra de Artes Visuais e apresentações de música e dança no Theatro da Paz, no sábado, das 19 às 21h30. Todos os TEAlentos receberão troféu em reconhecimento simbólico à participação no evento.

O Festival faz parte da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, desenvolvida por meio de ações da Sespa, por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), em parceria com a TV Cultura do Pará, Fundação Cultural do Pará (FCP), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). A transmissão é feita pela TV Cultura e pelo canal do Governo do Estado no YouTube.

Fonte: Agência Pará

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading