Grande maioria dos brasileiros é contra a taxa de juros mantida pelo Banco Central, diz Datafolha

Pesquisa deve reforçar ainda mais posicionamento do presidente Lula, que tem feito críticas públicas duras contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto

Presidente Lula e Roberto Campos Neto, do Banco Central (Agência Brasil)

Pesquisa Datafolha divulgada neste fim de semana traz um resultado importante para o governo Lula, que deve servir de reforço e embasamento para o seu posicionamento contrário à taxa de juros mantida pelo Banco Central (BC).

Desde que iniciou seu novo mandato, o presidente Lula tem feito duras críticas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, por manter a Selic, a taxa básica de juros, em 13,75% ao ano. O presidente chegou até a manifestar publicamente o desejo de demitir Campos. “Eu não posso demitir porque ele depende muito do Senado”, disse o presidente durante em entrevista ao Brasil 247.

Entretanto, agora Lula conta também com o apoio popular contra a decisão do BC, dizem os números revelados pelo instituto Datafolha. De acordo com o levantamento, 71% dos entrevistados consideram que a taxa de juros está mais alta do que deveria. Entre os que pensam assim, 55% dizem que ela está muito mais alta do que deveria. Apenas 16% consideram que está um pouco mais alta.

Até mesmo os eleitores de Bolsonaro  são contra a política de juros do BC: neste nicho, 77% acreditam que as taxas estão além do que o recomendado.

Apenas 17% dos brasileiros dizem acreditar que os juros básicos estão em um patamar adequado. Somente 5% responderam que ela está mais baixa do que deveria, e 6% não souberam responder.

Imensa maioria dos brasileiros apoiam Lula contra Roberto Campos Neto

A pesquisa Datafolha também perguntou, especificamente, sobre a luta de Lula contra o BC e a gestão de Campos Neto: 80% dos entrevistados responderam que o presidente esta agindo de forma correta. Já 16% consideram que ele age mal, e 5% não souberam responder.

O apoio também é alto entre aqueles com até o ensino fundamental (84%), os desempregados e que estão sem procurar emprego (91%) e os que se declaram pretos (84%). Entre os que têm ensino superior, 24% afirmam que Lula age mal ao pressionar o BC. entre os empresários, 28%; e entre os que se declaram brancos, 19%.

Ou seja, em todos os estratos sociais levantados pelo Datafolha, a batalha de Lula contra os juros altos e contra a gestão de Campos Neto conta o apoio da maioria.

Com informações de Revista Fórum

Deixe uma resposta