“É uma grande alegria ver a escola reformada. É uma segurança muito grande pra gente e pra nossos filhos”, diz a dona de casa Cristiane Cunha, 47, sobre a reinauguração da Unidade de Educação Infantil (UEI) Monte Alegre, no Jurunas, realizada pela Prefeitura de Belém, nesta terça-feira, 25.
Cristiane, que é mãe da aluna Heloise de Fátima, 5, representou as famílias dos estudantes e a comunidade do Jurunas no descerramento da placa de reinauguração da Unidade, junto com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, secretários municipais e professores.
“São 83 escolas em obra e hoje, além da escola totalmente reformada, a UEI Monte Alegre conta com um quadro de professores e servidores da melhor qualidade, que estão se desenvolvendo plenamente. Essa escola foi fruto da luta do povo em 1988 e é uma honra inaugurar mais uma das 83 escolas em obra”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Reforma geral
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou a reforma completa da Unidade, o que incluiu a climatização do prédio. O investimento na obra foi de R$ 356.607,00. Atualmente a UEI Monte Alegre atende a 69 crianças de 3 a 5 anos.
A dona de casa Ester dos Reis, 48, estava feliz em ver o prédio revitalizado: agora se sente mais segura em deixar a sobrinha Leandra dos Reis, 5, na UEI.
“É um prazer imenso ter uma escola onde a criança possa ficar porque as mães trabalham e precisam deixar as crianças. Agora a escola tá bonita e com ar-condicionado, porque antes era ventilador de teto e a pintura tava bem feia. Agora a escola tá perfeita, tá uma escola que o bairro merece”, afirma Ester.
Homenagem
Durante a solenidade de entrega da Unidade, a comunidade escolar homenageou a servidora aposentada Benedita Moreira, a Dona Bena, professora e gestora que atuou por mais de 30 anos no serviço público municipal.
Benedita tem o reconhecimento de toda a comunidade escolar por seu empenho, dedicação e carinho com que ajudou a construir grande parte da história da UEI Monte Alegre. “Pra mim foi uma grande realização encontrar a unidade toda reformada. Foi muito gratificante ser lembrada. É um reconhecimento profissional”, comemora Benedita.
Vivência cultural
Para celebrar a reinauguração, as crianças da UEI tocaram e dançaram carimbó. Para o professor de artes Cleber Sandim, “trazer essa vivência para a educação infantil é muito importante nesse processo de ensino aprendizagem, até porque eles vão conhecer o significado e identidade cultural da manifestação folclórica do nosso estado do Pará”.
Via Agência Belém