Lula anuncia demarcação de seis terras indígenas

Lula durante o Acampamento Terra Livre em 2022. Na ocasião, o então candidato do PT prometeu um Ministério dos Povos Indígenas, que hoje é liderado por Sônia Guajajara (foto)/ Divulgação

Agência Brasil- Com 12 terras indígenas encaminhadas para demarcação, o governo federal anuncia a homologação de 6 desses territórios. Os decretos foram assinados nesta manhã, pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, durante o encerramento do ATL, Acampamento Terra Livre, uma grande plenária dos povos indígenas, que ocorre todos os ano, em Brasília.

Na área central de Brasília, Lula esteve ao lado da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e anunciou quais são as terras indígenas demarcadas: Arara do Rio Amônia, no Acre; Uneiuxi, no Amazonas; Kariri-Xocó, em Alagoas; Tremembé da Barra do Mundaú, no Ceará; Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul; e Avá-Canoeiro, em Goiás.

Durante a transição de governo, o grupo de trabalho criado para as questões indígenas havia apontado a importância da demarcação de quatroze terras. O Ministério dos Povos Indígenas informou, na semana passada, que doze haviam sido encaminhadas para homologação na Casa Civil. No entanto, seis ficaram de fora dos anúncios de hoje.

A edição deste ano, do Acampamento Terra Livre, tem como tema “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação não há democracia!” A campanha defende as demarcações para que as políticas públicas voltadas aos povos indígenas cheguem, de fato, a essas populações. Que funcionem, também, a defesa e proteção dos povos originários e o combate ao desmatamento, à violência e ao garimpo ilegal nas terras indígenas, as TI’s.

Com informações de Agência Brasil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading