O presidente Lula expressou solidariedade, na noite do último domingo (21), ao jogador do Real Madrid, Vini Jr, que tem sido vítima de ataques racistas nos jogos do campeonato espanhol. “Queria fazer um gesto de solidariedade ao Vini Jr, um jovem que certamente é o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre repetidas ofensas. Espero que a Fifa e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol.”
Ele também cobrou ações das autoridades espanholas. “É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol.”
O Ministério da Igualdade Racial vai notificar as autoridades espanholas e a La Liga, “Repudiamos mais uma agressão racista contra o Vini Jr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos p/ que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, afirmou o MIR.