Confira as obras que Belém vai realizar para receber a COP 30

Confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 18 de maio, Belém será a sede da Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025. A Prefeitura de Belém e o governo do Pará já vem dialogando com o governo federal, desde o início do ano, sobre os investimentos necessários para realizar uma série de obras na cidade, com o objetivo de prepará-la para receber milhares de pessoas de todo o mundo, e que ficarão como legado, melhorando a vida dos moradores.

Projetos da Prefeitura de Belém

Algumas obras estratégicas e outras de menor complexidade foram escolhidas pela Prefeitura de Belém, enquanto, paralelamente, realiza várias frentes de trabalho nos bairros da periferia da cidade, cujas demandas foram escolhidas pela população através de espaços de participação popular.

Complexo do Ver-o- Peso: nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Belém apresentou ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) no Pará, o projeto base da reforma e requalificação do Complexo do Ver-o-Peso.

Marechal Hermes e Boulevard Castilhos França

Com a reforma do Complexo, a ideia é transformar as avenidas Marechal Hermes e Boulevard Castilhos França em centro gastronômico, local onde fica a Estação das Docas e o futuro Boulevard da Gastronomia, que deve ser entregue em agosto deste ano. A licitação para a reforma do Complexo deve ser feita em junho de 2023.

Revitalização do Parque do Igarapé de São Joaquim: o projeto vencedor do Concurso Público realizado pela Prefeitura vai transformar o local em um Parque Comunitário e Agroflorestal

Duplicação da Bernardo Sayão: um dos quatro trechos já está em obras, realizadas pelo Programa de Saneamento da Estrada Nova, da Prefeitura, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Essa obra vai criar um novo corredor de acesso na cidade.

Mercado de São Brás: A obra que já foi iniciada pela Prefeitura de Belém, deve receber um incremento de recursos.

Revitalização do Centro Histórico: projetos de revitalização do Centro Histórico de Belém vem sendo elaborados, por determinação do prefeito Edmilson Rodrigues. A Prefeitura de Belém já vem realizando algumas obras em imóveis tombados na cidade, como o Palácio Antônio Lemos, o Mercado de São Brás, o Palacete Pinho, o antigo prédio da Fumbel e a construção do Boulevard da Gastronomia.

Projetos do Governo do Estado

Porto Futuro (fase 2): o projeto prevê a expansão do Porto Futuro para a área da Companhia Docas do Pará (CDP).

Parque da Cidade: a ordem de serviço para o início das obras foi assinado no dia 20 de maio e será construído no antigo Aeroclube de Belém, no bairro da Sacramenta.

Ônibus elétricos

Tanto o prefeito de Belém quanto o governador do Pará tem apostado na renovação da frota de ônibus da cidade, com a implementação de ônibus elétricos. A Prefeitura de Belém conseguiu a aprovação, junto ao BNDES, para um projeto piloto de ônibus elétricos. A cidade também está e diálogo para realizar uma cooperação com a Agência de Cooperação Alemã Deutsche Gesellschaft fur Internacional Zusammenarbeit (DIZ), para o mesmo fim.

Já o governador anunciou a proposta durante agenda diplomática na China, em abril deste ano, onde esteve presente o CEO da BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, Wang Chuanfu.

Outros projetos

Outros projetos também vem sendo estudados pelo grupo de trabalho que inclui o governo federal, o governo do Estado e a Prefeitura de Belém, que devem impactar profundamente a cidade, como:

  • retirada dos cabos da rede elétrica de algumas vias da cidade para a realocação em galerias subterrânea
  • renovação do sistema de drenagem de algumas vias e bueiros inteligentes
  • a criação de parques de produção de energia solar
  • placas de sinalização inteligente
  • placas turísticas bilíngues (em português e inglês)
  • semáforos inteligentes e pórticos com sinalização dinâmica
  • academias ao ar livre no modelo “Energy Gym” e pisos geradores de energia
  • mais câmeras de videomonitoramento pela cidade, entre outros.
  • Corredor Verde na Av. Júlio César e em outras vias da cidade

44 respostas para “Confira as obras que Belém vai realizar para receber a COP 30”

    1. Excelentes obras. Retirada dos cabos elétricos aéreos é fantástico e deveria ser em toda RMB. Mas precisam-se resolver 2 problemas crônicos: a mobilidades urbana, aí incluído o transporte coletivo que é de péssima qualidade e os resíduos sólidos, que nos envergonha de tanto lixo espalhado pela cidade.

      1. Concordo plenamente com sujeira na cidade porém não devemos culpar os gestores iinfelizmente determinada parcela da população não sabe se portar jogando tudo quando e porcaria nas ruas e uma pena mais e verdade

      2. O problema dos resíduos “lixo” são as pessoas que não tem educação, é feito a coleta aí o cidadão vai lá final da tarde e despeja novamente…

    2. A mais de100 anos Belém vem regredindo, sem planejamento por parte dos governos, e uma revitalização desde nível para um evento é impossível ser feita em pouco tempo, até mesmo porque tem que existir uma parte educativa populacional, isso não se faz do dia pra noite, primeiro se estrutura para se concorrer ao evento, isso tem apenas interesses políticos para roubo. Só a sujeira que existe em Belém não se organiza em 10 anos, uma frota de ônibus sucateada, ainda vão querer colocar ônibus elétrico, um mercado Ver o Peso extremamente sujo e sem nenhum manual turístico. Só uma pessoa insana da cabeça acredita que isso vai funcionar. Vai funcionar sim pra roubarem dinheiro.

  1. Espero que o bosque Rodrigues Alves, volte a ser o que era antes, com animais da fauna amazônica presentes

    1. Eu espero que o lixo desapareça de nossa cidade e as calçadas sejam devolvidas aos pedestres. As ruas de Belém recebam informações com placas de seus nomes , porque mais da metade da cidade não tem como saber em que rua você está caminhando ou dirigindo. Espero a volta dos garis para limpar a cidade porque agora só tem um gato pingado por quarteirão e a maioria das ruas não existe garis..

      1. Mas ai fia o pessoal também tem que colaborar e pararem de ser porco, não adianta prefeito e governador se unirem e essa galera ficar jogando lixo na rua e esgotos. Eu acho que essa cidade não tem jeito.

  2. Acredito que essas obras irão impactar nossa cidade, tornando-a mais bela,gostaria de sugerir ,o prolongamento da orla da cidade,que transformaria visualmente Belém do Pará

  3. Importante educar a população para o descarte de lixo e também o poder público viabilizar com lixeiras pontuais para que as pessoas descartem seus lixos.

    1. Estamos com grande problema, a praça do marex na avenida Júlio César está abandonada e é por que todos vão passar porta de entrada de Belém para que chega de avião, lixo e abandonada

  4. Melhorar a ventilação do veropa fazer toda feira da mesma altura que o arrimo é uma cobertura bem alta pra o vento da orla entrar pela feira padronizar as barracas porque parece mais um lixão cheio de ratos pelos pés da gente

  5. A maioria de todas as intervenções anunciadas na matéria são, de fato, necessárias. Percebe-se, sem surpresa porém, que não há nenhuma referência ao compromisso de outras medidas estruturais mais consistentes, das quais Belém tem tanta carência e premência, como a universalização do saneamento básico (notadamente, redes de esgoto sanitário e de águas servidas, e as respectivas estações de tratamento, para despoluição dos rios, igarapés e canais, com reflexo na melhoria da saúde pública e da qualidade de vida).
    Aliás, o prazo para fechamento do lixão de Marituba terminará em agosto próximo, mas até agora o poder público não apresentou uma solução.
    Em obediência a legislação vigente, o poder público (União, estado e municípios) deveria implementar a educação ambiental, a educação patrimonial e a educação para o trânsito para a população em geral. Esses temas deveriam compor, de forma transversal, o conteúdo de várias disciplinas, no pré-escolar, no ensino fundamental e médio (todas as escolas). Além disso, deveriam ser usadas muitas outras estratégias com vistas a atingir todos, considerando que a carência é generalizada. Acredito que a implementação desse tipo de educação, de modo permanente, séria e massiva, poderia ter implicações muito positivas no comportamento dos cidadãos, desenvolvendo-lhes a consciência de pertencimento em relação ao espaço público, e com consequente melhoria na preservação do patrimônio público. Ademais, a delimitação desse “Polígono da COP”, denota uma estratégia até compreensível (não seria possível transformar Belém em uma Helsinque dos trópicos em apenas dois anos), mas que não deixa de ser superficial, incompleta.
    Afinal, todos queremos intervenções e melhorias consistentes e perenes, que sejam para o usufruto permanente de todos os cidadãos residentes em Belém.
    .

    1. Ótimo comentário de um cidadão consciente que ama sua cidade. As obras civis devem ir de mãos dadas com a pedagogia aos belenenses, ou seja, Obras com Saldo Pedagógico.
      Parabens

    2. Bom dia Pedro Paulo, concordo plenamente contigo, a questão do lixo em Belém parece até ” cultural ” , é preciso mesmo educar o povo desde a basa. Um fui à Presidente Vargas e senti vergonha de ver tanta desorganização e lixo. Não tenho nada contra os vendedores ambulantes mas vejo que eles tem grande contribuição nisso. Todas as embalagens de suas mercadorias são jogadas nas valas por onde á o escoamento da agua da chuva, nossa cidade chove o tempo todo e o lixo vai junto entupindo os bueiros.

    3. Gostaria de uma solução para o remanejamento dos ambulantes da João Alfredo para um lugar que beneficie todo centro histórico como também a eles que ganham lá o seu pão de cada dia.

  6. Será que a ilha de Mosqueiro, está no rol, para alguma benfeitoria? Mosqueiro é o lugar mais bonito de Belém, todavia precisa de melhorias!

  7. Sem obras que instituem o tratamento de esgoto da cidade (que não existe) as autoridades paraenses vai passar vergonha durante o evento, quando for divulgado que 100% do esgoto vão para os canais e rios sem sem nenhum tratamento.

  8. Manaus perdeu ao eleger fascistas, agora Belém vai dar um Salto grande graças ao Presidente Lula, Governador Helder e Prefeito Edmilson. Que o povo saiba reconhecer qual é a equipe que traz progresso e bem estar ao povo e não ódio e genocidio

  9. Que essas melhorias realmente sejam feitas,em prol do evento,da cidade e da população.
    Nossa cidade tão linda,parece mais um chiqueiro de tanto lixo e buracos, é uma vergonha, é como se nosso estado e município não tivesse governantes.
    A população tbm colabora muito pra essa situação.

  10. Sendo Belém um região insular, não encontrei nada a respeito do transporte fluvial. Com tanta água ao redor, nossa vocação natural não pode ser ignorada.

  11. E quando ao polo artesão de icoaraci , o próprio distrito de icoaraci, está totalmente abandonado , qual é o plano de turismo para o município, afinal fazemos ou não parte de Belém . Prefeito e governador .
    Resposta ???

  12. Tenho certeza que nossa Cidade vai ficar linda. Seria bom também se a prefeitura fizesse fiscalização as lojas que fazem das calçadas a extensão de suas lojas, nós queremos passar pelas calçadas e temos que desviar porque está cheio de mercadorias.

  13. Muitas vias importantes de Belém estão sendo recapeadas, mas há muito o que se fazer. Trafego todos os dias em ruas da nossa capital que estão precisando urgentemente de reforma. Para que nossa capital receba um evento de grande magnitude, como a COP30, é necessário que nossas vidas recebam mais pavimentação do que está sendo feito. Muitas ruas esburacadas/desniveladas em área nobre.

  14. Belém precisa de muita coisa principalmente a coleta de lixo ,a reciclagem que deixa muito a desejar a limpeza está péssima quem reside em Belém sabe . vamos nós unir pra não passarmos vergonha pois o negócio tá feio

  15. Parece que esqueceram Mosqueiro, ponto turístico pra aqueles que gostam de praia. Mas do jeito que estão as vias adjacentes a Rua Variante é lamentável.

  16. Que olhem para periferia tbm.. Tapanã.. praça do cordeiro abandonada.. é só o nome pois de praça não tem nada.varias transversais precisando de saneamento básico..ruas sem asfalto…mais o carnê do iptu a prefeitura não esquece de mandar..cito a Alam Santa Vitória.. frente conjunto tapajós.uma vergonha..só Lama.
    .

  17. Espero que seja feito um recapeamento no asfalto do portal da Amazônia porque é Odivelas prá patinar andar de skate o asfalto é muito grosso e quando chove a água fica enpoçada não dar más pra praticar esportes radicais é uma pena porque é um ponto turístico de Belém

  18. Prefeito Edmilson, confiamos que tudo será feito da melhor forma e ordem para que nossa cidade que é linda, mostre para o mundo que nós paraenses não deixamos nada a desejar. Então capriche Prefeito, confiamos no seu trabalho.

  19. Há, uma urgência em estruturar os distritos de Belém, principalmente Mosqueiro para a COP 30.

  20. Sem dúvida que as obras programadas são de grande relevância, contudo não vi nenhuma relacionada à Avenida Augusto Montenegro. Não é de hoje que essa avenida padece de um trânsito com melhor fluidez, sinalização, manta asfáltica, corredores para ciclistas, paradas de ônibus coberta, drenagem de água e principalmente um elevado entre o cruzamento da Avenida Augusto Montenegro, Rodovia do Tapanã e Avenida Mário Covas o qual certamente desafogaria bastante o trânsito local. Em um evento desse porte, o qual prima pela sustentabilidade e discussões climáticas não se pode admitir que a população dessa área continue sofrendo e padecendo pela falta de investimentos nessa região da cidade.

  21. Aproveitar para por em pauta projeto ligando Belém passando por Outeiro até mosqueiro. Fica linda a viagem e vai com certeza desenvolver muito esses distritos e vamos investir nesses dois belos.balneários. Temos essa enorme riqueza e ninguém vê o quanto são importantes para Belém.

  22. É o trânsito?? Alguém falou em construção de viadutos e túneis para escoar o trânsito?
    Belém precisa urgente de cinco viadutos.
    – Duque com a Dr Freitas
    – P.A.C com a T.Bastos
    – Almirante Barroso com T.Bastos
    – Dr Freitas com Almirante Barroso.
    – Cruzamento de Alm.Barroso,Av.Ceara e José Malcher.
    Contrução de passarelas:
    – Almirante Barroso com a Vileta para retirada de semáforo.
    – Lomas com Almirante Barroso
    – Almirante Barroso com a Curuzú

  23. Espero que esses projetos todos incluam grandes partes do saneamento básico da Grande Belém!!!

  24. O centro comercial de Belém é uma tristeza, a Rua João Alfredo, Gaspar Viana e todas ruas paralelas do centro comercial merecem uma boa reforma, enfim o centro comercial de Belém é uma vergonha para qualquer turista que visite nossa cidade.que volte os tempos antigos em que se podia caminhar tranquilamente sem camelôs

  25. Belém é uma cidade suja, por não haver nas ruas, lixeiras e container de lixo. Deveriam pensar nesta situação. Urgente!!!!

  26. Com relação ao lixo na cidade, primeiro tem que educar a população, nunca vi povo tão porco, mal educado, (que os porcos me perdoem, em compará-los com alguns moradores de Belém). A segunda, é o Ministério Público enquadrar, este prefeito preguiçoso e mentiroso.

  27. Podia ter sistema de metrô e um BRT que funcionasse e fosse na região central, tipo na Av. Presidente Vargas.
    Outra coisa que deveria mudar é deixar as calçadas e ruas retas e padronizadas. As calçadas de Belém só usando bota de alpinismo, é um horror!
    Deveriam também limpar esse Rio Guamá e fazer uma orla tipo Florianópolis tem a Beira Mar. Esse Rio Guamá se fosse limpo, poderia ser até praia que nem Mosqueiro/Outeiro e atrair mais turistas pra Belém.
    Vejo muitas promessas… duvido que ocorra. Tudo o que o governo faz é de péssima qualidade e com os piores materiais possíveis. E o povo além disso é sujo, gosta de viver no lixeiro.
    Belém foi bonita apenas no início no século passado, na Bella Époque. Começou a desandar nos anos 50 e hoje está um caos total.
    Isso de por fiação subterrânea deveria ser padrão, nem que fosse no centro da cidade. Aquele emaranhado de fios tira a beleza da cidade e é perfeito pra fazer gatos (talvez por isso muitos sejam contra).
    Só um milagre salva Belém!

    1. Boa meu conterrâneo Calvin a questão da fiação subterrânea é improvável e praticamente impossível, pois Belém é uma ilha e firmada em áreas totalmente alagadas, onde não tem estrutura para o escoamento de águas pluviais e quanto mais para uma malha subterrânea de fiação energizada. Teriam que escavar a cidade toda e ainda enfrentar os gigantescos problemas de falta de infraestrutura

  28. Gostaria de saber se nossos administradores prevêem requalificação que modifique os usos críticos do Ver-o-peso, ou seja, alguma ação capaz de eliminar a manipulação direta do pescado, realizada na Doca do Ver-o-peso, tanto pelo falta da higiene peculiar a esse tipo de tratamento, quanto pelas negativas consequências da decomposição dos resíduos, descartados localmente durante a atividade, o que espalha mal cheiro pelo centro comercial e serve para alimentar as centenhas de urubus, que já apropriaram da Praça D. Pedro II.

  29. Belém uma metrópole que só pode crescer para os Distritos! E Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro são as janelas para o rio! O turismo que Belém precisa! Um olhar urgente para os Distritos! E lá, principalmente Icoaraci e Outeiro (maos próximos da capital), podem receber investimentos de hotéis e pousadas da iniciativa privada, aliviando o fluxo. Olheeemmmm para os Distritos!

Deixe uma resposta