Renovação da frota de 1,3 mil ônibus de Belém é um dos projetos para a COP 30

Ônibus elétrico Azure A12BR, da fabricante chinesa Higer Bus, foi testado em São Paulo em 2021.

Além de um conjunto de obras de infraestrutura e mobilidade, Belém vai receber projetos de energia renovável, como a a renovação da frota de 1,3 mil ônibus de Belém que vão substituir combustíveis fósseis por gás ou ônibus elétricos. É o que afirmou o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, nesta sexta-feira (2).

Leia aqui: Confira as obras que Belém vai realizar para receber a COP 30

A frota de Belém é uma das mais antigas do país, com cerca de 12 a 14 anos de existência. “Se nós não migrarmos para ônibus elétrico, vamos perder essa presença na região”. O Brasil é o segundo país que mais anda de ônibus no planeta, destacou Mercadante, lembrando que México e Chile já fizeram a migração para ônibus elétrico. “Ônibus é manufatura, gera muito emprego. Nós queremos impulsionar a eletro mobilidade no transporte urbano, nos ônibus”.

Segundo o presidente do BNDES, o objetivo não será somente financiar a aquisição de novos veículos, mas reformar as fábricas do país para prepará-las para uma nova etapa descarbonizada.

Ônibus elétricos

Tanto o prefeito de Belém quanto o governador do Pará tem apostado na renovação da frota de ônibus da cidade, com a implementação de ônibus elétricos. A Prefeitura de Belém conseguiu a aprovação, junto ao BNDES, para um projeto piloto de ônibus elétricos. A cidade também está e diálogo para realizar uma cooperação com a Agência de Cooperação Alemã Deutsche Gesellschaft fur Internacional Zusammenarbeit (DIZ), para o mesmo fim.

Já o governador anunciou a proposta durante agenda diplomática na China, em abril deste ano, onde esteve presente o CEO da BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, Wang Chuanfu.

 

9 respostas para “Renovação da frota de 1,3 mil ônibus de Belém é um dos projetos para a COP 30”

  1. Parece que agora vai…rsrsrs.
    Finalmente o progresso vai nos beneficiar. Parabéns aos nossos governantes. Deus abençoe!

  2. O governador do estado do Pará, precisa de um projeto de mobilidade urbana, investir na educação, reduzir a criminalidade no nosso estado, melhorar a qualidade da água da cosanpa, investir no saneamento básico e investir em uma indústria de produtos recicláveis, acabar com o transporte de mototaxistas, acabar com esses transporte de vans , que só serve pra atrapalhar o trânsito, tirar esses camelôs das frentes das lojas, pois essa turma está quebrando várias lojas, e desempregado muita gente, investir em indústrias para podermos gerar empregos para a população paraense.

  3. E claro que essa frota vai cair de bandeja na mão dos empresários que há anos ganham muita grana e não renovam nada por conta própria. Carta marcada. Lembrando que o preço quem vai pagar é o Zé povinho.

  4. Belém já merece ônibus de qualidade na cidade demorar espero q vire realidade parabéns

  5. Boa sorte. Nenhum empresa fez proposta no pregão da mobilidade em Belém. Por 4x consecutivas NINGUEM quis lidar com o tráfego e os problemas de Belém. E umas DUAS cidades do Brasil que o governo não dá incentivos ou ajuda nesse quesito. Então. Ninguém quer investir sem ter nenhuma previsão de lucro . 5 anos de contrato para um investimento nesse… Não gera renda nem vale o investimento

Deixe uma resposta