Belém se prepara para sediar a 1ª Mostra de Inovação e Tecnologia em Educação da Rede Municipal de Belém (Mite), com o objetivo de divulgar, valorizar, apoiar e fomentar projetos de implantação e disseminação de práticas educacionais voltadas à aprendizagem ativa de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Steam). O evento será nesta sexta-feira, 16, das 8h às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alzira Pernambuco, e contará com a presença da titular da Semec, Araceli Lemos.
A ideia é promover a integração e interação entre os participantes, fortalecendo a comunidade escolar na busca por soluções criativas e tecnológicas para desafios educacionais impostos pelo século XXI.
O encontro realizado pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e sob a coordenação do Núcleo de Informática Educativa (Nied), irá reunir educadores e estudantes para apresentação de projetos que referenciam os avanços tecnológicos que, aliados à criatividade, são pilares fundamentais para promover uma educação de qualidade, inclusiva e conectada com as demandas do mundo contemporâneo, compromisso da gestão atual.
Durante a mostra, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelos estudantes em diversas áreas do conhecimento, desde a apresentação de projetos utilizando a linguagem de programação Scratch até torneios de corrida de robôs movidos a energia mecânica e bateria. Além de exposições e apresentações, a Mite contará com workshops e oficinas, proporcionando um ambiente de troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.
Educação e Tecnologia
O Núcleo de Informática Educativa (Nied) é o responsável pela elaboração e efetivação da política de tecnologias na educação municipal de Belém, visando garantir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo educacional.
O objetivo é promover a integração entre a tecnologia e a educação, fomentando práticas inovadoras que estimulem a aprendizagem dos estudantes e preparando esse público para os desafios do mundo contemporâneo.
Via Agência Belém