Aeroporto desativado em Belém será sede da COP30 em 2025

Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira, futuro Parque da Cidade – Foto Agência Pará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (17), em Belém, do anúncio oficial da realização da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), que será sediada na capital paraense, em 2025. O evento é considerado a maior e mais importante cúpula mundial relacionada ao clima do planeta e deve reunir cerca de 50 mil visitantes na cidade, incluindo dezenas de chefes de Estado e representantes diplomáticos.

“Não existe nada do Brasil mais falado no mundo do que a Amazônia”, afirmou Lula, durante discurso no evento, ao lembrar que a COP será uma oportunidade para que visitantes do mundo inteiro conheçam a realidade da Amazônia e do povo que vive na região.

Durante o evento, o governador do Pará, Helder Barbalho, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinaram o contrato de cessão do Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira, para a implantação da sede da COP30. No local será construído o novo Parque da Cidade, com recursos destinados pelo governo federal. A cessão do terminal será por 20 anos, prorrogáveis por igual período.

A ordem de serviço para o início das obras do Parque foi assinada pelo governador e pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, no último dia 18 de maio.

“O projeto traz à capital um dos mais modernos e arborizados parques urbanos do Brasil. Um grande avanço para a nossa restruturação urbana e turística.”, comentou Edmilson, na época.

O presidente Lula também assinou as ordens de serviço para três das obras que serão realizadas na capital: a construção do Porto Futuro II, do governo do Estado; a reforma do Complexo do Ver o Peso e a construção do Parque Urbano São Joaquim, da Prefeitura de Belém.

Estão previstos projetos ambientais para dotar a capital paraense de melhor estrutura de transporte, limpeza urbana e saneamento básico.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta