Imagens: reprodução visual do projeto (Agência Belém)
Neste sábado (17), durante a visita do presidente Lula a Belém, a Prefeitura de Belém e o Ministério das Cidades do Governo Federal assinaram um convênio para a realização da obra de construção do Parque Urbano Igarapé São Joaquim.
O projeto, que abrange os entornos da bacia do Una, em Belém, terá área de 6,48 hectares e 4,6 km de extensão. Ele inclui urbanização, sistema de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, abastecimento de água, mobilidade urbana. A obra tem como conceito a preservação das características amazônidas e a natureza ao redor do canal, com espaços de lazer e convivência para a população, incluindo crianças e idosos.
Quando pronto, o parque terá condições de compor a rota turística de Belém, por isso faz parte dos trabalhos de infra-estrutura em convênio da prefeitura de Belém com o Governo Federal, para receber a Cop-30.
O igarapé São Joaquim nunca sofreu nenhuma intervenção urbana. A área do parque abrangerá a avenida Júlio César até a avenida Arthur Bernardes, e deve abrir mais uma saída e entrada em Belém.
Escritório de Brasília executará o projeto
O escritório GRS Arquitetura, de Brasília, foi anunciado, dia 29 de abril de 2022, como o vencedor do concurso público nacional do Projeto de Requalificação Urbana Ambiental e Tratamento Paisagístico no Entorno do Igarapé São Joaquim. O projeto está orçado em R$ 150 milhões.
Com informações de Agência Belém. Edição de Ju Abe.
5 respostas para “Belém: projeto Parque Urbano Igarapé São Joaquim preserva natureza e paisagem amazônicas”
Que o povo tenha a consciência de mante lo limpo.
Eliminar de uma vez por todas essas lonas que só fazem aumentar o calor e criar o Shopping Veropeso.
Espero que saí do papel ,os gestores de Belém deixam muito a desejar o povo tá cansado de promessas
O projeto na maquere é perfeito, só que qdo está pronto não tem nada haver e nem parece o mesmo. Infelizmente, exp: Portal da Amazônia, Porto Futuro, Tunel do Entroncamento, Algusto Montenegro, BRT,Tucunduba. Procure ver como era esses projetos e veja a realidade.
2025 está bem ai e virão muitos turistas à Belém. Vamos cuidar de nossa cidade que é histórica e importante para o meio ambiente.