A reforma tributária, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, vai prejudicar Belém e os municípios brasileiros. É o que tem afirmado o prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues. Membro da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito esteve hoje em Brasília, junto a outros prefeitos e prefeitas, para pressionar por mudanças na proposta, e para garantir uma reforma mais transparente e justa para as cidades.
“Entre os grandes problemas da nossa cidade está a perda de arrecadação, que dificulta a gestão de recursos nas melhorias que Belém precisa. Uma nova divisão de tributos é uma das saídas!”, afirmou Edmilson
Em carta, divulgada nesta terça-feira (4), a FNP afirma que a proposta de reforma retira recursos do municípios, o que “levará a uma excessiva concentração de recursos no ente federal. (…) Uma reforma justa deve fortalecer a competência local e não a diminuir. Médios e grandes municípios não podem retroceder, passando a depender de repasses e transferências.”
Busca por novos financiamentos
Outra agenda do prefeito em Brasília foi uma reunião com o Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para discutir condições especiais de crédito para financiamento em Belém. “A cidade que vai sediar a COP30 precisa entender novos caminhos administrativos para operações de crédito, que vão ajudar em nossa preparação”, afirmou o prefeito.