Escolhida para sediar a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas em 2025, Belém já começa a experimentar a realização de grandes eventos nacionais e internacionais no segundo semestre deste ano, se tornando o centro dos debates sobre o meio ambiente no mundo. Sete grandes eventos devem ocorrer nos próximos meses na cidade.
De 3 a 4 de agosto – Fórum das Cidades Amazônicas
O Fórum vai reunir prefeitos e prefeitas dos países Pan-amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) para debater a dimensão urbana da Amazônia com vistas a promover políticas públicas e fortalecer o protagonismo dos municípios no impulsionamento da urbanização sustentável na região.
De 4 a 6 de agosto – Diálogos Amazônicos
O evento integrará a programação da Cúpula da Amazônia, e seus resultados serão apresentados por representantes da sociedade civil aos líderes reunidos na Cúpula.
De 4 a 9 de Agosto – Assembleia dos Povos da Terra Pela Amazônia
Organizações sociais e instituições irão realizar em Belém, entre os dias 4 e 9 de agosto, a Assembleia dos Povos da Terra Pela Amazônia, com o objetivo de influenciar a Cúpula dos Presidentes da Amazônia.
De 7 a 9 de agosto – Fórum Internacional de Tecnologias Sociais e Inovação para as Pessoas e Planeta
O evento vai reunir nomes nacionais e internacionais da área científica mundial, e é organizado pela Estratégia Fiocruz para Agenda 2030 (EFA 2030), reúne pesquisadores e representantes de movimentos sociais para um debate amplo sobre tecnologia e inovação social no âmbito das iniciativas da Agenda 2030, visando ao desenvolvimento sustentável.
De 8 a 9 de agosto – Cúpula da Amazônia
A Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) vai reunir os chefes de Estado dos países da Amazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) com o objetivo de produzir uma posição de consenso a respeito da floresta que será levada a futuros debates globais sobre ação climática.
De 8 e 12 de novembro – Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)
Realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) que reúne toda a cadeia produtiva da cultura do Brasil e promove a geração de emprego e renda por meio da economia criativa.
De 30 de agosto a 1 de setembro – Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) junto a outras associações da indústria, é restrito a convidados, e trará apresentações, debates e exposições de negócios, das principais autoridades, especialistas, investidores, organizações e lideranças locais e nacionais que têm debatido e consolidado o tema na Amazônia.
–
Uma resposta para “Veja os grandes eventos nacionais e internacionais que vão ocorrer em Belém neste ano”
Parabens, execelente informações dos eventos regionais internacionais sobre assuntos de interesse do povo brasileiro e da Amazônia.